IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
AÇÃO ANTIDEPRESSIVA DO ÁCIDO FÓLICO: ENVOLVIMENTO DO SISTEMA SEROTONINÉRGICO E DA VIA L-ARGININA-ÓXIDO NÍTRICO
Josiane Budni 1
Patrícia de Souza Brocardo  1
Manuella Pinto Kaster 1
Adair Roberto Soares dos Santos 2
Ana Lúcia Severo Rodrigues 1
(1. Depto de Bioquímica, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; 2. Depto de Ciências Fisiológicas, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC)
INTRODUÇÃO:
O ácido fólico é uma vitamina essencial que está envolvida na patogênese da depressão em humanos, uma vez que foi relatado que pacientes com depressão apresentam uma baixa concentração plasmática de ácido fólico. Este estudo investigou o efeito do ácido fólico no teste de suspensão da cauda (TSC) e no teste de nado forçado (TNF), modelos animais preditivos de ação antidepressiva, em camundongos, bem como o seu mecanismo de ação.  
METODOLOGIA:
Camundongos Swiss (30-40 g, n= 6-9) de ambos os sexos foram utilizados. Os animais foram tratados com ácido fólico (0,1-10 nmol/sítio, i.c.v.) e após15 min foram submetidos ao TNF, TSC ou campo aberto. Para avaliar o mecanismo de ação do ácido fólico, os animais foram pré-tratados com antagonistas ou moduladores dos sistemas citados, por via i.c.v ou i.p., e após 15 min ou 30 min, respectivamente, foram tratados com ácido fólico e decorridos 15 min submetidos ao TNF.
RESULTADOS:

O ácido fólico produziu efeito antidepressivo no TNF, na dose de 10 nmol/sítio e no TSC, nas doses de 1 e 10 nmol/sítio. A atividade locomotora dos animais foi reduzida pela administração de ácido fólico na dose de 10 nmol/sítio. O efeito antidepressivo do ácido fólico no TNF foi completamente revertido (p<0.01) pelo pré-tratamento dos animais com PCPA (100 mg/kg, i.p, por 4 dias consecutivos, inibidor da síntese de serotonina), WAY100635 (0.01 mg/kg, s.c., antagonista seletivo de receptores 5-HT1A),  cetanserina (5 mg/kg, i.p., antagonista preferencial de receptor 5-HT2A), S-nitroso-N-acetilpenicilamina (SNAP; 25 μg/sítio, i.c.v., doador de óxido nítrico), L-arginina (750 mg/kg, i.p., precursor de óxido nítrico) e sildenafil (5 mg/kg, i.p., inibidor específico da fosfodiesterase 5).

CONCLUSÕES:

Estes resultados sugerem que o ácido fólico produz um efeito antidepressivo no TNF e no TSC, e que seu efeito no TNF parece ser mediado por uma interação com o sistema serotoninérgico (receptores 5-HT1A e 5-HT2A) e com a via L-arginina-óxido nítrico. 

Instituição de fomento: CNPq e CAPES
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: ácido fólico; depressão; sistema serotoninérgico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006