IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 4. Genética Molecular
CONTRIBUIÇÃO DOS GENOMAS PARENTAIS À COMPOSIÇÃO DO TRANSPOSON MUTATOR NO GENOMA DO HÍBRIDO CANA-DE-AÇÚCAR
Nilo Luiz Saccaro Junior 1
Maria Magdalena Rossi 1
Marie-Anne Van Sluys 1
(1. Universidade de São Paulo)
INTRODUÇÃO:
A cana-de-açúcar é uma cultura economicamente importante, mas seu genoma é pouco estudado devido à complexidade de ser poliplóide. Os cultivares modernos derivam de cruzamento interespecífico entre Saccharum oficinarum e S. spontaneum. O transposon Mutator de milho é o elemento mais mutagênico de plantas. Em cana-de-açúcar foram identificados cDNAs homólogos a Mutator, distribuídos em 4 grupos após análises filogenéticas. Foram caracterizados 42 clones de BAC de uma biblioteca genômica desta planta identificados por hibridação molecular com sondas de cDNA pertencentes aos 4 grupos. O objetivo deste trabalho foi confirmar a presença de sequências homólogas a Mutator nos clones de BAC selecionados e determinar a espécie parental da qual provém cada clone.
METODOLOGIA:
A confirmação e a determinação da origem foi realizada por hibridação molecular em membranas geradas por Southern blot.
RESULTADOS:
Os 6 clones do grupo III confirmaram conter regiões de homologia com a sonda correspondente, o mesmo ocorrendo para 9, 9 e 10 clones dos grupos I, II e IV, respectivamente. A comparação do padrão de bandas dos clones confirmados com os de S. oficinarum e S. spontaneum permitiu determinar a origem de cada clone, sendo escolhidos um clone de cada parental de cada grupo para sequenciamento completo.
CONCLUSÕES:
Foram confirmados 9, 9, 6, 10 clones para os grupos I, II, III, e IV respectivamente, o que permitiu selecionar 2 por classe, um proveniente de cada parental, para sequenciamento e comparações posteriores.
Instituição de fomento: CNPq e FAPESP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: transposon; mutator; cana-de-açúcar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006