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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
CIÊNCIA E TECNOLOGIA AO SERVIÇO DO REJUVENESCIMENTO. LEVANTAMENTO DE CONTEÚDOS DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Flávio Maciel Settembre 1
Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira 2
(1. Aluno de Graduação, Universidade Presbiteriana Mackenzie / UPM; 2. Profª. Drª., Orientadora, Universidade Presbiteriana Mackenzie / UPM)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho fez parte de uma pesquisa interinstitucional sobre representações sociais do uso da ciência, tecnologia e divulgação científica. A investigação constou com 4 projetos de pesquisa realizados entre professores e alunos de iniciação científica das Faculdades de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Presbiteriana Mackenzie.Existem fatos que justificaram pesquisar representações sociais sobre o envelhecimento e rejuvenescimento e uso da tecnologia ao serviço do rejuvenescimento, alguns dos quais serão descritos brevemente. Há todo um clima social, cultural e científico que estimula e promove o retardo do envelhecimento, assistimos à popularização de tecnologias, que antes eram apenas acessíveis a sofisticados laboratórios e centros de pesquisa de países ricos. As reações das pessoas a esses avanços tecnológicos são de diferentes maneiras. Algumas vezes com uma mistura de reserva e outras com atitudes de aprovação. Dentro da área de saúde as tecnologias que se encarregam de minimizar ou retardar os efeitos do envelhecimento têm atingindo muito desenvolvimento. Parece estar surgindo um novo paradigma representacional sobre o envelhecimento: as imagens do novo e do jovem estão acima da imagem do velho e do envelhecido. A pesquisa teve como objetivo levantar conteúdos de representação social que diferentes grupos geracionais de mulheres construíram ao redor dos assuntos envelhecimento, rejuvenescimento e métodos de rejuvenescimento.
METODOLOGIA:

Na coleta de dados participaram 3 grupos de mulheres de faixas etárias diferentes (de 19-24 anos; 25-35 anos e acima de 60 anos). A pesquisa utilizou o método interrogativo utilizando 2 tipos de técnicas: a associação livre de palavras, a prova de triagens hierárquicas sucessivas (THS) e o grupo focal. Os dados a serem discutidos nesta apresentação dizem respeito, apenas, às falas provenientes dos grupos focais. Os temas de discussão foram envelhecimento, rejuvenescimento, métodos de rejuvenescimento e ciência e tecnologia ao serviço do rejuvenescimento. A seleção destes grupos de sujeitos foi conforme a faixa etária e a condição de que fossem membros de grupos reais e estruturados. Em um primeiro momento foi aplicada a técnica de associação livre de palavras, posteriormente procedeu-se com a técnica de grupo focal e 3 meses mais tarde aplicou-se a prova THS. Ao total foram realizados seis grupos focais (2 grupos com cada faixa etária). A duração de cada grupo foi de aproximadamente 60 minutos. Todas as falas foram gravadas e transcritas. A analise dos dados lexicais seguiu um método quanti-qualitativo a partir do auxílio do Software ALCESTE, versão 4,5 de Reinert. Partiu-se do pressuposto de que as classes obtidas decorrente da análise hierárquica descendente indicariam representações sociais.

RESULTADOS:

O processamento de dados com o Software ALCESTE foi executado com 06 unidades de contexto inicial (UCI - que significam os dados de falas dos 06 grupos focais executados). Na etapa da análise hierárquica descendente (AHD) foram obtidas 489 UCE das 606 UCE (Unidades de Contexto Elementar) em que inicialmente o corpus se dividiu. Em outras palavras, a AHD considerou para a análise 80,69% do total de UCE que o corpus tinha, descartando-se 19,31%. O corpus foi separado em duas classes com conteúdos diferentes. A classe 1 formou-se com 283 U.C.E e seu conteúdo foi composto, predominantemente, por falas provenientes de grupos focais realizados com mulheres acima de 60 anos. A análise das palavras com associação estatisticamente significativa com esta classe 1, assim como as UCE da mesma nos permitiu nomeá-la “Envelhecimento: ganhos e perdas”. A classe tratou das questões do processo de envelhecer e suas vicissitudes. A classe 2 formou-se por 206 U.C.E, foi proveniente na sua grande maioria das falas dos grupos de jovens com idades entre 19 e 25 anos e 25 e 35 anos. Foi intitulada “Métodos de rejuvenescimento: benefícios e riscos”, o que possibilitou, que o tema das discussões girasse em torno das vantagens e desvantagens das técnicas de rejuvenescimento.

CONCLUSÕES:

Um envelhecimento pode ser bem sucedido quando existe um balanço adequado entre perdas e ganhos. É provável que o rejuvenescimento possa fazer parte desta conquista do envelhecimento demográfico das populações se, e somente se, o mesmo é concebido como uma estratégia centrada em comportamentos saudáveis ao longo de todo o curso de vida de uma pessoa. A partir da pesquisa pode ser observado que entre os grupos existem diferenças e semelhanças nas imagens de representações sociais sobre os assuntos investigados. Alguns resultados indicaram campos de imagem sobre o envelhecimento no sentido de representá-lo, predominantemente, a partir de declínios nos aspectos físicos ou a partir de ganhos na experiência de vida. Outras imagens identificadas pareciam não garantir uma credibilidade absoluta no uso dessas tecnologias ao serviço do rejuvenescimento. Alguns conteúdos produzidos nas discussões com estes grupos de mulheres salientava-se um processo digno de envelhecimento em que devem ser assumidas as múltiplas perdas relacionadas com a estética, que são naturais na fase da velhice, em detrimento do uso indiscriminado de tratamentos de beleza. Convivemos em uma sociedade impregnada de informações provenientes da mídia em que prevalecem novas imagens sobre velhice e sobre rejuvenescimento. Apreender conteúdos de representações sociais sobre esses temas em mulheres de gerações diferentes que convivem na mesma sociedade representou uma modesta contribuição à psicologia social.

Instituição de fomento: PIBIC Mackenzie
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: representação social; rejuvenescimento; ciência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006