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B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica

PROJETO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO RADIO CONTROLADO PARA A COMPETIÇÃO SAE AERODESIGN 2005 NA CLASSE REGULAR

Diego Saldanha 1
Roberto Daniel Pereira 1
Rodrigo Solder 1
Marcos Dri 1
Francisco Alves Junior 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM)
INTRODUÇÃO:
O crescente desenvolvimento do mercado aeroespacial vem impulsionando as áreas de pesquisas dos maiores centros mundiais. O Brasil, pioneiro na aviação, através do governo, empresas e outras instituições, esta cada vez mais estimulando a busca por novas tecnologias, procurando manter-se competitivo em um mercado que se torna cada vez mais exigente. Procurando incentivar a pesquisa no setor aeronáutico, foi criada pela SAE (Socity Automibile Engenering) a competição SAE Aerodesign, que é destinada a estudantes de graduação em engenharia, física ou ciências aeronáuticas.O trabalho proposto é conceber, projetar, construir e fazer voar um avião em escala, rádio controlado que atendam o regulamento da competição. O protótipo construído por acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da UFSM foi desenvolvido e projetado no NEMAER (Núcleo de Estudos Em Mecânica Aeroespacial).
METODOLOGIA:
Através do trabalho em grupo, buscando novas ferramentas e metodologias foram esboçadas as primeiras fases do projeto. Basearam-se na estruturação de cargos e em módulos de desenvolvimentos. Estes, divididos em nove diferentes módulos, ficaram sobre a responsabilidade e o comprometimento da equipe, que foi dividida em pequenos grupos conforme a estrutura de cargos definidos. Os módulos estão  dispostos em configuração de estabilidade, Asa, Trem de pouso principal, Elementos auxiliares utilizando o efeito solo, Trem frontal, Esqueleto estrutural, Compartimento de carga, Fuselagem, Cauda e fizeram a base para a protopotização da aeronave. Com as principais características do VANT (veiculo aéreo não tripulado) definidas, deu-se inicio ao projeto preliminar e ao projeto detalhado, tendo como metodologia de trabalho a maximização de carga e fazendo-se cumprir as regras da competição. Foram desenvolvidos os modelos matemáticos para aerodinâmica, cargas e estruturas, performance, controle e estabilidade. Buscando simplicidade e uma maior flexibilidade foram desenvolvidas ferramentas computacionais para desenvolvimento de cálculos, bem como para toda a base de estudo a cerca do projeto. Informações estas contidas em referências bibliográficas diversas
RESULTADOS:

Os resultados obtidos através desses estudos deram origem a novos perfis aerodinâmicos e novos materiais. Esses perfis apresentaram um ótimo resultado, uma vez que os ensaios aerodinâmicos foram devidamente simulados através dos programas do qual se fizeram uso, os novos materiais apresentaram também índice de mérito para a concepção do VANT. Na etapa final, após a construção foram realizados testes com a aeronave em vôo desenvolvendo um relatório aeronáutico que provaram os cálculos, análises e ensaios realizados.

CONCLUSÕES:
Apesar da experiencia obtida nos anos anteriores de copetiçao, a equipe ainda se mostrou ainda que um pouco inexperiente. Algumas falhas na fase de produçao da aeronave, acabaram atrasando e prejudicando uma analise finais dos dados. Mas por outro lado isso serviu de experiencia para que os mesmos erros nao sejam cometidos no futuro.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Veiculo Aéreo Não Tripulado; Aerodesign; NEMAER.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006