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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes

MODERNISMO NA ARTE GOIANA:

CONTRIBUIÇÃO DE ARTISTAS ESTRANGEIROS

 

Adriane Camilo Costa 1
Luís Edegar de Oliveira Costa 1
(1. Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás / FAV, UFG)
INTRODUÇÃO:

A contribuição de alguns artistas de origem estrangeira é bastante expressiva na formação do modernismo goiano. Gustav Ritter, alemão e Giuseppe Confaloni, italiano, que contribuíram na formação da identidade cultural e artística goiana é o principal foco desse trabalho.

A carência de referências, preservação e estudos do modernismo goiano, seus protagonistas e suas obras, fez com que a pesquisadora se preocupasse em levantar, catalogar, classificar e documentar as obras e a influência desses artistas.

Além de atuarem como artistas, Ritter e Confaloni, foram fundadores da primeira Escola Superior de Artes de Goiás. Eles não só atuaram como artistas e professores, mas como importantes incentivadores da arte goiana, valorizando as características locais, estimulando pesquisas e promovendo e participando de eventos culturais.

As dificuldades com o levantamento do material de Gustav Ritter fizeram com que o trabalho priorizasse Confaloni.

Com o objetivo de elaborar um acervo documental com a produção das obras dos referidos artistas, foram feitos estudos e levantamentos sobre a trajetória de artistas estrangeiros na arte goiana, com ênfase para os trabalhos de Confaloni, considerado precursor do modernismo goiano. Boa parte da produção dele está em acervos particulares e públicos, com amigos e colegas de trabalho, entrevistas com essas pessoas foram de fundamental importância.

A analise do trabalho de Confaloni complementa o objetivo do trabalho.

 

METODOLOGIA:

O levantamento de acervos particulares e públicos foi um trabalho que enfrentou diversos obstáculos, dentre eles a necessidade de retorno para que novas fotos fossem feitas e os trabalhos catalogados. Essa foi uma das dificuldades enfrentadas que fez com que a pesquisadora definisse como foco principal apenas um dos artistas sugeridos na idéia inicial do projeto.

Com o objetivo de recompor a trajetória do artista em questão, foram feitas entrevistas com familiares, ex-alunos e pessoas que foram próximas desse artista. As entrevistas foram feitas em locais escolhidos pelos entrevistados.

Para essas entrevistas, além do gravador, a pesquisadora levou máquina fotográfica, pois muitas das obras levantadas estão no acervo particular desses entrevistados. Nas entrevistas a pesquisadora fez: anotações, uso de um gravador cassete, uma máquina fotográfica convencional e uma outra digital. Tanto a gravação quanto as fotografias foram autorizadas previamente pelos entrevistados.

Um recorte sobre o conjunto das obras foi feito, o que permitiu  o desenvolvimento de análises de um período ou fase de Confaloni, numa perspectiva pré-iconográfica.  A partir dessas análises foram escolhidos dois conjuntos de imagens bastante significativos que possibilitaram um estudo mais detalhado do período que esses conjuntos foram feitos. Nas análises das imagens foram levantados traços estilísticos, procurando fazer um cronograma dos períodos de sua configuração histórica
RESULTADOS:

Foi levantado um conjunto significativo de retratos de Confaloni, que se sabia retratista. Confaloni não costumava datar seus trabalhos, como estratégia para enfrentar essa dificuldade optamos por trabalhar com dois grandes conjuntos de obras que foram executadas em períodos distintos e que resultaram em trabalhos significativos para o estudo. Os afrescos da Igreja do Rosário, cidade de Goiás-GO, que foi seu primeiro trabalho no Brasil; e os da Igreja N. S. das Graças, Araraquara-SP, executados aproximadamente quinze anos mais tarde.

Confaloni é visto como figura de grande importância no cenário da cultura goiana e na construção do modernismo goiano. Foi possível confrontar a configuração da trajetória de Confaloni fundida à implantação do modernismo em Goiás com outras configurações, como a de Portinari e Di Cavalcanti.  

Confaloni foi bastante influenciado pela paisagem e pelo povo goiano, e usou dessa influência em suas atividades e pesquisas.

No primeiro trabalho de Confaloni, no Brasil, podemos notar uma influência do Renascimento em sua pintura, fazer com que os ‘fiéis’ se sentissem mais próximos das ‘figuras bíblicas’, a paisagem de fundo, procura manter uma certa proporção e harmonia na composição e uma espacialidade que era característica de certa produção renascentista.

Nos afrescos de Araraquara podemos observar uma grande mudança nos personagens, Confaloni não se preocupa com a proporção dos personagens, a paisagem de fundo está apenas sugerida.

 

 

 

CONCLUSÕES:

A falta de assinatura em algumas obras e o não registro de obras que não temos como localizar são fatores que podem limitar a quantidade de obras que permitem catalogação. 

Os fatos de Confaloni ter sido um dos fundadores da Escola Goiana de Belas Artes (hoje Faculdade de Arquitetura da Universidade Católica de Goiás) e estar sempre atuante nas exposições locais e nacionais, influenciaram e encorajaram artistas e novos artistas a investirem em suas carreiras.

            Conforme as leituras feitas, confirmadas pelas entrevistas, a arte moderna goiana teve uma forte influência estrangeira. Isso fez com que o povo goiano reagisse com uma certa estranheza, mas ao mesmo tempo com uma fácil aceitação.

            O trabalho de pesquisa realizado, através do material catalogado, das entrevistas e da bibliografia estudada, permitiu que constatássemos que Confaloni foi sim um dos precursores do modernismo goiano, e que o desenvolvimento de sua arte, apesar de sua formação acadêmica ter acontecido na Itália, aconteceu com o envolvimento que ele teve com a cultura goiana e com o prazer que teve em pesquisar as artes num ambiente brasileiro. Estava sempre atento com o que acontecia no país, foi um grande admirador de Portinari.

A relação de Confaloni com o cenário artístico de Goiás se confunde, avaliando em que medida essa maneira de posicionar define os rumos e certos encaminhamentos que o modernismo goiano recebeu.

 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Modernismo; Acervo documental; Cultura Goiana.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006