IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada

SENSORIAMENTO REMOTO E SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO NO ESTUDO DO AMBIENTE AQUÁTICO DO RESERVATÓRIO DE ITAIPU

Alexandre Marques de Aguiar 1, 2, 3
Luiz Carlos Gomes 1, 2
(1. Núcleo de Pesquisas em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura/ NUPÉLIA ; 2. Universidade Estadual de Maringá/UEM; 3. Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo / USP)
INTRODUÇÃO:

Os resultados deste trabalho de pesquisa referem-se as recentes mudanças hidrogeomorfológicas que afetam o ecossistema aquático do reservatório de Itaipu. Dentre tais mudanças, a ocorrência do transporte e deposição de sedimentos são processos predominantes com efeitos na disponibilidade de luz e nutrientes na água, com reflexos na pesca comercial conduzida no reservatório. Localizado na bacia hidrográfica do rio do Paraná, entre a fronteira do Brasil e Paraguai, entre as latitudes 24o01`09`- 25o28`58`` S e longitudes de 54o08`54``- 54o51`16`` W, o reservatório estende-se desde o município de Guairá até Foz do Iguaçu (PR). Possui aproximadamente 150 km de comprimento e lâmina de água com área superficial de 1.350 km2. Considerando a potencialidade de uso do sensoriamento remoto, as características dos sensores orbitais e os mecanismos de interação da radiação eletromagnética com a água, foi possível quantificar a variação da reflectância de superfície (RS) da água como indicador da ocorrência de sedimentos em suspensão no reservatório de Itaipu, que influência na distribuição de peixes no reservatório.

METODOLOGIA:

 Para obter os dados de RS foram utilizadas técnicas de processamento digital de imagens em um sistema de informação geográfica (SIG), por meio do software SPRING 4.0 do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O sensor utilizado foi o da Câmara de Alta Resolução CCD (Couple Charged Device), do satélite Sino-Brasileiro de recursos terrestres CBERS (Chinese-Brazilian Earth Resource Satelite). Foram utilizadas imagens da banda 3 do sensor (CCD/CBERS2) com datas de passagem em 24/03/2004 e 19/09/2004, com resolução espectral entre 0,63 - 0,69mm. Este intervalo espectral é descrito em diferentes fontes bibliográficas, como apropriado para estudo de sedimentos em suspensão. Os dados de rendimento da pesca e comprimento do reservatório foram correlacionados com os valores de RS obtidos ao longo do corpo central do reservatório. Para o desenvolvimento das etapas da pesquisa foi utilizado o laboratório do Nupélia. Também foi realizada uma visita no setor de meio ambiente da Itaipu Binacional para o levantamento de informações.

RESULTADOS:

 Foi criado um banco de dados com as imagens do satélite CBERS2, e também dos dados derivados do emprego de um SIG.  Os resultados da correlação entre comprimento do reservatório e RS apresentaram valores de -R2 = 0,92 e -R2 = 0,81 para as datas de 24/03/2004 e 19/09/2004. A analise estatística da variação da RS com os dados de campo referentes ao rendimento da pesca comercial do reservatório no ano de 2003, ao longo das zonas longitudinais (fluvial, transição e lacustre), apresentou correlação linear positiva com -R2 = 0,75 na data de 24/03/2004 e -R2 = 0,88 para a data de 19/09/2004. As informações de variação da RS foram espacializadas na forma de mapas, e a correlação dos dados foi plotada em gráfico.

CONCLUSÕES:

A primeira análise, comprimento do reservatório x RS, representa uma significativa correlação linear negativa dos dados, partindo da zona fluvial (mais superior), passando pela zona de transição até a zona lacustre (mais interna). Ou seja, os valores de RS foram mais elevados a montante, diminuindo gradualmente em direção a barragem, o que representa uma zonação longitudinal do reservatório. Este comportamento indica no sistema aquático do reservatório um possível decréscimo de sedimentos em suspensão da zona fluvial em direção a zona lacustre. Para a segunda análise, rendimento da pesca comercial x RS, tem-se uma correlação linear positiva que indica um decréscimo da RS e do rendimento de pesca no sentido longitudinal, ou seja, os maiores rendimentos de pesca estão localizados nas áreas de maior ocorrência de RS. Desta forma, as correlações obtidas, indicam uma forte dinâmica no fluxo de energia no ecossistema aquático do reservatório, a qual produz zonação do sistema. Isto implica em reflexos no rendimento da pesca, como também na estratégia de pesca dos pescadores. Portanto, testou-se a possibilidade de espacializar e averiguar as mudanças no ecossistema aquático do reservatório, que refletem em toda cadeia alimentar. A expectativa é de que novas metodologias de sensoriamento remoto  venham a ser utilizadas para o estudo do ambiente aquático do reservatório de Itaipu.

Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Sensoriamento Remoto; Reservatórios; Rio Paraná.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006