IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social
PROJETO DE EXTENSÃO UNISC COM A COMUNIDADE/BAIRRO BOM JESUS
Maira Meira Pinto 1
Elisângela da Silva 1
Giovana Sopelsa 1
Ideni Dorneles Lima 1
Juliane Neumann 1
(1. Departamento de Ciências Humanas, Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC)
INTRODUÇÃO:
Esta produção tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um projeto de extensão universitária dentro do bairro Bom Jesus, lócus do Projeto de Extensão UNISC com a Comunidade/Bairro Bom Jesus, de iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias e do Curso de Serviço Social. Busca demonstrar que, através da metodologia adotada para a execução do Projeto – o Desenvolvimento de Comunidade, foi possível estabelecer princípios de parceria, de co-responsabilidade e de participação com a comunidade envolvida e a comunidade acadêmica, através das ações desenvolvidas no ano de 2005. Tem como público-alvo mulheres, crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco no bairro Bom Jesus, considerado o maior bairro em extensão geográfica e o mais populoso de Santa Cruz, concentrando centenas de famílias empobrecidas, destacando-se as compostas por afros-descendentes e por trabalhadores de baixíssima qualificação profissional. Este Projeto de Extensão tem por objetivo geral implantar e implementar ações que incentivem e promovam o desenvolvimento social e integral de mulheres, crianças e adolescentes, com base na cidadania e auto-estima, promovendo sua inserção social e desestigmatização. Através das atividades propostas pelo Projeto foi possível trabalhar com diferentes expressões da questão social, objeto de intervenção do Serviço Social, e ao mesmo tempo buscar compreender a realidade de um bairro que é fortemente estigmatizado pela violência e pelo preconceito.
METODOLOGIA:
Através de um levantamento socioeconômico realizado no bairro, foram definidas as ações que seriam trabalhadas de modo cooperativo com os atores sociais para o enfrentamento das problemáticas encontradas. Em parceria com o “sopão” comunitário promovido pela Paróquia do bairro, o Projeto realiza semanalmente oficina pedagógica para crianças, visando a integração das mesmas através de trabalhos que possibilitem desenvolver suas potencialidades, trabalhando a auto-estima, a inserção social e o aprendizado. Quinzenalmente o Projeto promove palestras para mulheres, onde são tratados assuntos previamente acordados com o grupo, esclarecendo as principais problemáticas levantadas pelo mesmo, ao mesmo tempo, em que fortalece os vínculos do Projeto com a comunidade. O grupo de gestantes é outra atividade acompanhada pelo Projeto, realizada por uma equipe interdisciplinar de apoio, composta por alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Funciona quinzenalmente no PSF Bom Jesus tendo como público-alvo gestantes. Proporciona espaços para debates de cunho educativo,  a fim de promover uma maternidade mais segura e atender às necessidades das mulheres durante o período gestacional. Atividades como gincanas, feiras comunitárias, reuniões, assembléias, palestras, oficinas e atividades educativas são realizadas com crianças, adolescentes, mulheres e idosos proporcionando a participação dos diversos segmentos envolvidos no Projeto, ao longo de sua operacionalização.
RESULTADOS:
A partir das atividades propostas pelo Projeto de Extensão UNISC com a Comunidade/Bairro Bom Jesus, no ano de 2005, acredita-se que foram  proporcionados diversos espaços de comunicação e de socializações importantes para o bairro Bom Jesus. Estima-se que as ações deste Projeto de Extensão tenham atingido a um público superior a duas mil pessoas no ano de 2005, e que grande parte delas fez uso dos serviços, bem como de algumas ações mais específicas do Projeto de Extensão, como a Oficina Pedagógica para Crianças, que trabalhou com aproximadamente 420 crianças ao longo do ano, o Ciclo de Palestras para Mulheres, que atingiu um número total de 352 mulheres aproximadamente, o Grupo de Gestantes, que proporcionou o atendimento de aproximadamente 360 gestantes e as demais atividades promovidas pelo Projeto abarcaram mais de 860 pessoas, em diferentes etapas. Essas ações contribuíram para a divulgação do Projeto de Extensão que ali se realiza, bem como o compromisso assumido pela Universidade de Santa Cruz do Sul em colaborar com possíveis soluções para as problemáticas locais encontradas. As iniciativas propostas pelo Projeto de Extensão ficarão na memória de todos os seus moradores, pois contribuem, ainda que de forma indireta, para que os moradores do bairro Bom Jesus tenham sua auto-estima reforçada e sua autonomia trabalhada.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados conquistados ao longo do ano de 2005 e cientes de que o processo de trabalho dentro de uma comunidade se dá de forma lenta e gradual, acredita-se que um Projeto de Extensão, elaborado a partir da Metodologia de Desenvolvimento de Comunidade, como é o caso do Projeto aqui apresentado, consiga atingir os resultados aos quais se propõe. Ao trabalhar com diferentes atores sociais e com as expressões da questão social, objeto sob o qual incide o trabalho do Serviço Social, as quais são apresentadas no bairro Bom Jesus de diversas formas, enriquece o trabalho dentro do Projeto de Extensão, pois oportuniza que seus bolsistas e estagiários visualizem na prática o conteúdo teórico dado em sala de aula. Por todas essas colocações, é que se acredita que um Projeto de Extensão, que trabalha com essa metodologia, se justifica neste bairro. Considera-se que projetos de extensão com este tipo de iniciativa, atentos às necessidades da comunidade com a qual se irá trabalhar, apresentam-se como fundamentais para estreitar os laços da Universidade com as comunidades local e regional.
Instituição de fomento: Universidade de Santa Cruz do Sul
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Extensão Universitária; Comunidade; Serviço Social.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006