IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 5. Imunologia

AVALIAÇÃO DO TESTE DE IMUNODIFUSÃO RADIAL DUPLA PARA O DIAGNÓSTICO DA PARACOCCIDIOIDOMICOSE

Cláudia Barbosa Assunção 1
Rachel B. Caligiorne 1
(1. Laboratório de Pesquisas Clínicas, Centro de Pesquisas René Rachou)
INTRODUÇÃO:

A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose profunda causada pelo fungo Paracoccidioides brasilienses. Este fungo vive no solo, alimentando-se de matéria orgânica em decomposição. Os seus esporos se dispersam no ar e podem ser inalados, alojando-se nos pulmões, sendo o foco primário da doença. Em seguida a doença pode se manifestar na pele, mucosas, gânglios e árvores respiratórias.

Esta doença foi descrita pela primeira vez em São Paulo, por Adolph Lutz (1908). O diagnóstico da PCM pode ser cruzado com leishmaniose, lupus eritrematoso, tuberculose, sífilis e outros tipos de micoses, como a histoplasmose, a coccidioidomicose e a esporotricose.  Em 1994, Taborda e Camargo padronizaram o diagnóstico sorológico da PCM utilizando uma glicoproteína, batizada de GP43, a qual apresenta elevada especificidade no diagnóstico da paracoccidioidomicose. Este antígeno tem sido amplamente utilizado em provas sorológicas, como por exemplo, a técnica de imunodifusão radial dupla.
METODOLOGIA:
Durante o primeiro ano do estágio de Programa de Vocação Científica foi possível participar dos ensaios de padronização do teste de imunodifusão radial dupla para o diagnóstico da PCM. Foram analisados 61 soros coletados de pacientes com suspeita de PCM, atendidos no Centro de Referência em doenças infecto-parasitárias do Hospital das Clínicas/UFMG, utilizando a técnica de imunodifusão radial dupla ou de Ouchterlony (o criador da técnica) para a detecção de Ac’s contra Ag GP43.
RESULTADOS:
Destes soros, 49 eram de pacientes masculinos, concordando com a literatura existente, onde é demonstrada uma maior incidência da doença no sexo masculino.
CONCLUSÕES:
Alguns experimentos ainda estão sendo realizados para estimar a especificidade e a sensibilidade da técnica, comparando os resultados obtidos com os dados gerados de outras técnicas.
Instituição de fomento: Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Paracoccidioidomicose; Paracoccidioides brasilienses; Imunodifusão Radial Dupla.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006