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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

TELEJORNAIS E O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ITALIANO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Patrícia Costa de Carvalho 1
Vera Lúcia Marinelli 1
(1. Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, FE-USP /EDM-FEUSP)
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa teve como objetivo estudar o funcionamento de telejornais italianos, com o intuito de introduzi-los no ensino e aprendizagem do italiano língua estrangeira, a partir da elaboração de atividades pedagógicas baseadas na abordagem comunicativa.

Partimos de três princípios fundamentais: a familiaridade da maioria dos alunos com o telejornal em língua materna; o fato de ser este um material autêntico – não produzido com finalidades didáticas; e a possibilidade deste meio de comunicação aproximar o estudante da realidade cotidiana, social e cultural do país, cuja língua se aprende.

A utilização de vídeos em sala de aula tem sido bastante discutida. A exposição do aluno aos programas de TV torna mais eficaz o ensino da língua, além de permitir a integração de duas modalidades de representação da realidade (ouvir e ver) e faz com que se atinja uma maior compreensão dos significados, a qual se enriquece não somente com elementos lingüísticos, mas também pára e extralingüísticos (Mezzadri, 2003).

Nesse sentido, o telejornal insere o aluno em uma situação de uso real do idioma, além de ser um instrumento extralingüístico, já que se estende para questões culturais do país. O uso do telejornal nas atividades de classe significa não somente oferecer uma variedade a mais, mas também imergir o estudante na realidade italiana (Cf. Losi, 2001).

Convém destacar que o nosso trabalho aborda uma temática inédita nas pesquisas sobre ensino de italiano como língua estrangeira no Brasil.

METODOLOGIA:

O corpus da pesquisa compõe-se de telejornais da emissora italiana Rai, retransmitidos no Brasil pela Rai International, e foram gravados em fitas no formato VHS. Os telejornais italianos selecionados para a pesquisa foram o TG1, o TG2 e o TG3. Cada telejornal foi analisado quanto a sua forma de apresentação e conteúdo de manchetes e notícias, bem como foram verificadas a duração total de cada um dos noticiários e a duração de cada notícia. As reportagens selecionadas foram transcritas e serviram de base para a elaboração de algumas atividades didáticas. Os noticiários foram editados em DVD, para garantir uma melhor qualidade ao material.

RESULTADOS:

Selecionamos reportagens voltadas a uma temática de variedades porque são mais adaptáveis ao interesse de alunos de diferentes características e não são tão marcadas historicamente.

Um dos assuntos escolhidos para o desenvolvimento de atividades foi o Halloween, que não é um tema tipicamente italiano, mas faz parte do conhecimento de mundo da maioria das pessoas, é um tema leve, não passível de envelhecimento e a reportagem focaliza o olhar dos italianos sobre a festa. Outra reportagem selecionada foi sobre “Vinhos”, assunto totalmente vinculado ao cotidiano italiano.

As atividades propostas (total=14) baseiam-se nas considerações de Lancien, Mezzadri e Marinelli, que estudam a utilização do vídeo e de telejornais em sala de aula. Elas visam à competência de comunicação em italiano - língua estrangeira, com ênfase na compreensão oral. É importante ter em mente o que será trabalhado antes, durante e depois da projeção.

Conforme o documento que oferece as diretrizes da política lingüística européia, o Quadro comune europeu di riferimento per le lingue (apud Mezzadri, 2004) pode-se trabalhar com atividades baseadas em documentos oriundos de transmissão televisiva a partir dos níveis B1 e B2, considerados intermediários, nos quais os alunos compreendem o essencial de uma transmissão televisiva sobre temas atuais ou de interesse próprio e a maior parte dos noticiários e transmissões da TV.

Consideramos ser possível introduzir documentos televisivos desde os semestres elementares.

CONCLUSÕES:

Podemos considerar que a nossa pesquisa atendeu ao objetivo de refletir sobre o telejornal, com o intuito de levá-lo para a sala de aula, como pudemos comprovar com as atividades propostas.

A televisão é um meio de comunicação que dispõe de variados recursos como áudio, imagem, efeitos visuais, gráficos e texto escrito. Tais recursos, disponibilizados nos telejornais, também irão contribuir para que o aluno compreenda uma transmissão em língua estrangeira, já que a construção do sentido dar-se-á pelo verbal e pelo visual.

São muitas as vantagens de se introduzir o telejornal no ensino e aprendizagem de italiano. Por exemplo, o professor poderá utilizá-lo como material autêntico para a complementação das atividades propostas pelo livro didático ou pelo material áudio-visual que o acompanha, em muitos casos com informações visuais e verbais bem limitadas o que pode cercear a liberdade criativa do professor ou impedir o progresso do aluno em termos de aquisição da língua estrangeira. Além disso, o telejornal apresenta uma grande variedade temática, o que possibilita selecionar os assuntos em função das necessidades e interesses dos alunos, o que contribui para a motivação dos mesmos.

Em vista disso, concluímos com nosso estudo que o telejornal é um gênero muito rico do ponto de vista lingüístico, discursivo e cultural. Por essa razão a sua introdução no contexto educacional pode favorecer a aquisição e o aprimoramento da competência comunicativa em italiano língua estrangeira.

Instituição de fomento: Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (FAFE-FEUSP)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: língua italiana; ensino e aprendizagem de língua estrangeira; telejornais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006