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F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 4. Economia Industrial
AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS EMPREENDIMENTOS DE BASE TECNOLÓGICA NA COMERCIALIZAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA CIDADE DE MARINGÁ-PR
Diogo Anderson Takao 1
Marcelo Farid Pereira 1
(1. Universidade Estadual de Maringá/UEM)
INTRODUÇÃO:
O processo de aceleração da globalização, crise fiscal do Estado com perda da capacidade de investimento e o fenômeno da descentralização do Estado, são fatores que fizeram com que os empreendimentos de base tecnológica adquirissem um papel de destaque para o desenvolvimento sócio-econômico de uma região, contribuindo dessa forma, para a redução da dependência tecnológica nacional. Assim, o surgimento das Incubadoras de Empresas se tornou muito importante para a consolidação desses empreendimentos, todavia, mesmo com o apoio oferecido pelas incubadoras de empresas, os empreendimentos de base tecnológica enfrentam dificuldades diversas em seus primeiros anos de vida. Dessa forma, desenvolveu-se este trabalho que tem como principal objetivo, identificar as dificuldades enfrentadas por esses empreendimentos na comercialização de bens e serviços, na percepção dos empreendedores alocados na Incubadora Tecnológica de Maringá-PR.
METODOLOGIA:
Assim, para que o objetivo geral deste trabalho pudesse ser alcançado, inicialmente foi realizada uma revisão de literatura sobre mercadologia e sobre os empreendimentos de base tecnológica enfatizando o seu impacto no desenvolvimento regional, além da análise do panorama das incubadoras de empresas no Brasil. Posteriormente, aplicou-se um questionário dividido em três partes envolvendo a forma como foi idealizado o negócio, o conhecimento do mercado e comercialização. Os questionários foram aplicados na população da Incubadora Tecnológica de Maringá-PR representada por dez empreendimentos pré-incubados e incubados e foram constituídos em sua maioria por questões fechadas, com respostas dicotômicas e múltiplas e algumas perguntas abertas para que o entrevistado pudesse responder livremente.
RESULTADOS:
Através da metodologia aplicada constatou-se que 80% dos empreendedores consolidaram seus negócios com base em uma oportunidade de mercado. Entretanto, contradizendo essa afirmação, foi identificado que apesar de 60% dos negócios já possuírem um produto ou serviço desenvolvido e um público-alvo pré-estabelecido, esses empreendimentos enfrentam dificuldades para atingirem seu mercado alvo, pois nunca fizeram pesquisas de mercado e conhecem muito pouco sobre seus concorrentes. Também foi identificado que 60% dos empreendimentos não possuem uma equipe de venda definida e que 80% dos mesmos afirmaram sentir necessidade de apoio nessa área em função do pouco conhecimento técnico do mercado.
CONCLUSÕES:
Dessa forma, com a aplicação e análise dos resultados da pesquisa pôde-se detectar que as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores na comercialização de bens e serviços estão relacionadas com o pouco conhecimento técnico do mercado, por se tratar de empreendimentos que estão iniciando suas atividades comerciais e pela formação tecnicista dos empreendedores. No entanto, esse trabalho permite inferir que os empreendedores podem estar desenvolvendo seus produtos ou serviços mais com base em idéias do que em reais necessidades de mercado. Assim, espera-se que esses resultados possam servir de fonte de pesquisa para a implementação de mudanças que venham subsidiar esses empreendimentos pesquisados contribuindo dessa forma para seus sucessos comerciais.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Dificuldades de Comercialização; Empreendimentos de Base Tecnológica; Incubadora de Empresas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006