IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 12. Engenharia Química

INFLUÊNCIA DE MACROELEMENTOS E DE REGULADORES DE CRESCIMENTO NA MULTIPLICAÇÃO CELULAR DE PIMENTA LONGA (Piper hispidinervium)

Anapaula Stinghen 1
Rita de Cássia Siqueira Curto Valle 1
Rosete Pescador 1
Lorena Benathar Ballod Tavares 1
(1. Departamento de Engenharia Química/Universidade Regional de Blumenau/FURB)
INTRODUÇÃO:
A produção de metabólitos secundários nas plantas pode estar relacionada ao estresse induzido às células, o que pode ser limitante na divisão e no crescimento celular. O safrol é um composto do metabolismo secundário da pimenta longa e apresenta interesse comercial uma vez que é utilizado na produção de diversos produtos da indústria química e farmacêutica. Como forma de maximizar a produção de células de pimenta longa, potencialmente, produtoras de safrol, este trabalho teve como objetivo determinar fatores significativos, tais como macroelementos e reguladores de crescimento, para a produção de biomassa em cultivo submerso, utilizando um planejamento fatorial fracionado (1/4).
METODOLOGIA:
Foram realizados 16 tratamentos (1/4) aleatorizados, utilizando massa celular pré-cultivada em meio sólido. Os experimentos foram conduzidos em frascos erlenmeyer de 125 mL, contendo 50 mL de meio MS, com diferentes concentrações de macroelementos de NO3 (nitrato), NH4 (amônia) e PO4 (fosfato), e reguladores de crescimento, 2,4D (ácido 2,4 diclorofenoxiacético), BAP ( 6-benzilaminopurina) e AIA ( ácido indolacético), adicionado de 30g/L de sacarose com pH ajustado em 5,8, agitação 120rpm, iluminação de 2500Lux, fotoperíodo de 16 horas de luz/dia, temperatura 26 °C ± 2°C, e tempo de cultivo de 40 dias.
RESULTADOS:
Por meio do planejamento experimental fracionado, pode-se conhecer, dentre os fatores estudados, que os reguladores de crescimento foram os que demonstraram significância para a formação de massa fresca de P. hispidinervium. Para a formação de massa seca o BAP foi o fator isolado significativo.
CONCLUSÕES:

Como o cultivo de células vegetais apresenta elevados tempos, o uso do planejamento fatorial fracionado (1/4) possibilitou o conhecimento do comportamento das células frente às condições impostas de forma econômica e permite que a continuidade dos ensaios sejam direcionados para a otimização dos resultados.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Biomassa; pimenta longa; planejamento fatorial fracionário.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006