IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ÓRTESE ALTERNATIVA: ANÁLISE DA OPINIÃO DOS PACIENTES USUÁRIOS
Tereza Aguida Costa do Nascimento  1
Daniel Thomazini  1
Maria Virginia Gelfuso  1
(1. Universidade de Fortaleza / UNIFOR)
INTRODUÇÃO:
Órteses são dispositivos de uso externo que têm como objetivo proporcionar melhora funcional no processo de reabilitação de pacientes, podendo ser aplicadas a qualquer parte do corpo, isoladamente ou abrangendo mais de uma articulação tendo como função estabilizar ou imobilizar, prevenir ou corrigir deformidades, proteger contra lesões, auxiliar na cura ou maximizar a função. Esta pesquisa desenvolveu uma proposta de confecção de órteses alternativas a base do compósito constituído por matriz Polímero Termofixo Fibra de Vidro com pacientes do Núcleo de Atenção Médico Integrada - NAMI da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
METODOLOGIA:
As órteses produzidas a partir do material alternativo proposto foram confeccionadas para pacientes do NAMI UNIFOR e por eles utilizadas. Apesar de atender as mesmas exigências que as órteses disponíveis no mercado, os pacientes referiram um certo incômodo ao utilizá-las e por esta razão foram realizadas modificações no processo de confecção. A título de análise estatística, foram confeccionados os dois modelos mais solicitados por terapeutas. Após 15 dias de uso da órtese otimizada os pacientes responderam a um questionário estruturado. No processo de confecção das órteses foram respeitados os aspectos anatômicos e as medidas biomecânicas, concernentes a cada paciente e a sua patologia. Algumas etapas da confecção das órteses foram modificadas para possibilitar a sua obtenção em menor tempo. Foram realizadas modificações no processo de confecção de molde negativo em gesso e na etapa de acabamento da órtese.
RESULTADOS:
As modificações realizadas possibilitaram que as órteses fossem produzidas utilizando uma menor quantidade de material sem perder as suas características e fornecendo maior qualidade.
CONCLUSÕES:

A órtese alternativa atendeu de maneira mais eficaz às necessidades dos pacientes, pois utiliza menor quantidade de material, o que reduz a área de contato pele/órtese, fornecendo maior conforto e ainda diminui os custos. Estão sendo estudadas novas modificações a serem realizadas, para que a órtese apresente uma diminuição do tempo de confecção.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Órteses; Polímero termofixo; Fibra de vidro.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006