IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PRODUÇÃO COM LINGUAGEM AUDIOVISUAL POR CRIANÇAS E JOVENS NA ESCOLA
Raquel Mary Costa Rufino 1, 3
Vânia Lúcia Quintão Carneiro 1, 2
(1. Departamento de Métodos e Técnicas, Faculdade de Educação – UnB; 2. Professora Doutora, coordenadora do grupo de pesquisa Lates CNPq – Educamídia; 3. Participante do grupo de pesquisa Lates CNPq - Educamídia , UNIVERSIDADE DE BRAS)
INTRODUÇÃO:
Diante da convivência com o audiovisual, e de sua dinâmica, é necessário, um maior, comprometimento e bom critério na seleção do que assistir, sobretudo para um professor que decide utilizar este meio de comunicação em sala aula para crianças e adolescentes.
METODOLOGIA:
Entre as funções básicas dessa pesquisa, está a de coleta de dados sobre os programas de televisão mais assistidos por crianças e adolescentes, a análise qualitativa e quantitativa, a produção de roteiros, e também a investigação sobre o assunto, sobretudo para um melhor desenvolvimento desse dispositivo pedagógico em sala de aula, que é a mídia, abrangendo relações de cultura, sujeito e sociedade.
RESULTADOS:
Na pesquisa foram totalizados 189 questionários, realizados em crianças e adolescentes, o trabalho de produção de roteiros e discussão crítica do conteúdo produzido, tenderam a apresentar programas voltados ao meio ambiente e ao combate a violência, os temas foram focados nas condições, estratégias e propostas das próprias crianças, variando a idade e o nível sócio econômico (e cultural).
CONCLUSÕES:

Foi observado através da analise dos dados, que as capacidades de expressão e de opinião variam muito, principalmente pela oportunidade de acesso de informações que cada pessoa tem.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação; Criança; Televisão.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006