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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE CAICÓ: ANÁLISE DE UMA REALIDADE

Hennybeth Soares da Silva 1
Nazineide Brito 1
(1. Departamento de Estudos Sociais e Educacionais/UFRN)
INTRODUÇÃO:

O estudo de uma realidade não se remete apenas à análise dos dados quantitativos, nem tampouco se conclui num primeiro olhar. Refletindo sobre esses aspectos de uma investigação, é que sentimos a necessidade de nos determos um pouco mais na análise do panorama do ensino infantil do município de Caicó-RN. Os dados apresentados dizem respeito a segunda etapa da pesquisa, incluindo agora uma análise das escolas privadas da educação infantil, complementando questões mais específicas como os aspectos físico-estruturais e pedagógicos, e ainda identificando o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais inseridos nessas escolas, dentre outras. O resultado da mesma servirá como complemento para a pesquisa anterior (escolas públicas), na qual juntas tratarão de registrar a realidade do ensino infantil nas escolas públicas e privadas. Ambas concluídas servirão para elaboração de um banco de dados, no qual contará os resultados da referida pesquisa, e apresentará a real situação da educação infantil do município.

 

METODOLOGIA:

 

Para a efetivação desse trabalho foram realizados inicialmente vários estudos bibliográficos com o objetivo de possibilitar um aprofundamento mais amplo e eficaz sobre os temas a serem trabalhados. Em seguida, foram realizadas as visitas nas escolas, num total de 18 instituições privadas da educação infantil. Nas referidas escolas, além de serem entrevistas suas diretoras (18), um total de 44 professoras também foram fonte de informações para nossa pesquisa. Para a coleta de dados foram reaproveitados os questionários semi-abertos, elaborados na primeira fase da pesquisa (quando foram exploradas as escolas públicas da educação infantil do município), aos quais foram analisados minuciosamente juntamente com os dados das observações nas escolas.

 

RESULTADOS:

Para uma melhor compreensão dos resultados a respeito do aspecto físico dessas escolas, dividimos o mesmo em três categorias: muito precário, precário e adequado. Diagnosticamos que do total das escolas pesquisadas constatamos que 72% das instituições apresentam uma estrutura física muito precária ou precária e apenas, 22% possuem um espaço adequado, porém não estão isentas de modificações. No geral, a maioria das escolas pesquisadas necessita de adequações na estrutura física (ampliação e iluminação das salas de aula, instalações sanitárias e área de lazer adaptada à clientela, dentre outras); como também no investimento da formação inicial e continuada das professoras; e, no que diz respeito ao processo de inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs), igualmente às escolas públicas, o processo de implementação ainda se apresenta de forma lenta (há falta de orientação e acompanhamento das professoras; inexistência de serviços de apoio especializado que atenda às crianças, bem como falta de rampas arquitetônicas e recursos pedagógicos específicos adaptados às suas necessidades).

 

CONCLUSÕES:

 

Diante dos dados apresentados percebemos que os problemas identificados nessas instituições privadas, não são tão diferentes dos apresentados pelas escolas públicas. A ausência de estrutura física adequada, a falta de formação contínua dos professores e a necessidade de um atendimento de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais, continuam sendo falhas e problemas gritantes em nossa educação. Concluindo, podemos afirmar que, ao contrário do esperado, ou seja, que as escolas privadas apresentassem as condições ideais de funcionamento, o estudo mostrou que, ao se ter acesso a sua realidade, percebe-se suas fragilidades e limitações, talvez com menos intensidade do que a escola pública, mas que não deixam de existirem. No entanto, esses dados, ao serem comparados com os da pesquisa anterior (escolas públicas), nos levaram a perceber que ambas as instituições precisam de modificações para proporcionar uma educação infantil de qualidade, principalmente no que diz respeito ao processo de inclusão, na qual ainda caminha lentamente nas duas instituições.

Instituição de fomento: PROREITORIA DE PESQUISA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/UFRN
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação Infantil; Políticas Públicas; Infância.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006