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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

Aprendizagem em contextos educativos não formais: uma pesquisa no Centro de Fiação e Tecelagem de Uberlândia - MG

Ana Cecília Oliveira Silva  1
Silvia Maria Cintra da Silva  1
(1. Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia/ IPUFU)
INTRODUÇÃO:

Desde 1991 funciona na cidade de Uberlândia, MG, um Centro de Fiação e Tecelagem que desenvolve projetos de produção de tecidos em tear, oferece à comunidade um curso de tecelagem de ocorrência semestral e abriga uma loja para venda e divulgação do material ali produzido. A tecelagem se configura como uma arte milenar e sua transmissão se dava no interior das famílias num contexto de educação não formal. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o curso de tecelagem oferecido pelo centro à comunidade em geral, descrevendo o processo de aprendizagem das jovens tecelãs e verificando o impacto deste em suas vidas. Tendo em vista que os planos e intenções das instituições brasileiras atuantes nas áreas de Educação e Cultura atualmente propõem o interculturalismo e o ensino da arte, investigamos a possibilidade de inserção de atividades multiculturais no currículo da educação formal brasileira, como auxílio ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Entendemos que a relevância deste estudo envolve aspectos distintos: para a psicologia escolar, é a análise das possibilidades educativas em um contexto educacional não formal; para as pessoas envolvidas no processo de produção, a oportunidade de reconhecimento da importância do seu trabalho e para a educação brasileira pode ser um passo à frente no desenvolvimento de atividades diferenciadas de ensino, com ênfase no multiculturalismo.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado no Centro de Fiação e Tecelagem de Uberlândia, no 20 semestre de 2005 e no 10 semestre de 2006, sendo que o trabalho de campo ocorreu de setembro de 2005 a janeiro de 2006. Foi necessária uma atenta escuta das tecelãs e observação de todo contexto do local, para então levantarmos questões a serem investigadas. Configurou-se, então como uma pesquisa qualitativa com observação participante, em que a pesquisadora pôde acompanhar todo o processo de produção das peças ali confeccionadas. Para isso foram realizadas visitas periódicas ao Centro de Fiação e Tecelagem, criando um contato da pesquisadora com as atividades cotidianas do local e as pessoas envolvidas. A partir das observações e dos primeiros contatos realizados, informações importantes foram levantadas, dando subsídios para a construção de um roteiro de entrevista a ser realizada com os cinco aprendizes e com sua professora. As entrevistas foram gravadas em áudio, com a permissão dos entrevistados, e posteriormente foi realizada a transcrição das mesmas.

RESULTADOS:

Verificamos, pelas entrevistas, que a maioria dos aprendizes tomou conhecimento do curso através de uma divulgação, realizada pela prefeitura, em um  jornal televisivo. Quanto ao interesse que os levou a matricular-se no curso, algumas pessoas relataram um histórico familiar relacionado à tecelagem; outros citaram interesse pela atividade em si e a maioria explicita a possibilidade de uma fonte de renda advinda desse trabalho. Os alunos relataram uma dificuldade inicial no aprendizado do tear, mas com o acompanhamento da professora e a dedicação ao processo consideraram o restante do processo de fácil assimilação. Com relação ao ensino da tecelagem ser realizado nas escolas, os entrevistados consideraram que é importante por desenvolver o raciocínio, e como uma forma de resgate da cultura que oferece uma atividade diferenciada às crianças e adolescentes. Uma entrevistada citou a possibilidade desse aprendizado favorecer o contato da criança com os pais, uma vez que esta levaria para casa a experiência que teve na escola , compartilhando-a com as experiências que os pais tiveram com o tear. A atividade do tear, proposta como forma de ocupação do tempo das crianças e adolescentes, foi uma idéia muito defendida. Ao mesmo tempo indicam a rebeldia da criança como uma possibilidade de inovação nas peças produzidas no tear.

CONCLUSÕES:

Retomando os objetivos da pesquisa, consideramos que o curso de tecelagem oferecido pelo Centro de Fiação e Tecelagem mostra-se como uma efetiva oportunidade de aprendizagem da arte de tecer e como uma possibilidade de ocupação que pode viabilizar uma fonte de renda para o aprendiz. Além disso, configura-se como uma importante forma de divulgação e preservação de uma atividade cultural característica desta região de Minas Gerais, que corre o risco de desaparecer em função da desvalorização do trabalho manual em tempos de globalização. Percebemos que a professora tem uma grande influência na aprendizagem dos alunos, no interesse destes pela atividade em si, e nos possíveis encaminhamentos dados aos conhecimentos construídos ao longo do curso. A maneira como ela lida com os aprendizes, considerando a singularidade de cada um, e aceitando os erros como parte inerente ao processo de aprendizado é fundamental para que os alunos apropriem-se efetivamente de todos os passos envolvidos na tecelagem. Um curso como o aqui investigado mostra uma possibilidade real de, a partir de uma situação de ensino não formal, além de oferecer uma oportunidade de trabalho, apresentar discussões necessárias sobre a questão do multiculturalismo e sua inserção nas escolas. Entendemos que a tecelagem envolve processos de ensino e aprendizagem específicos que podem ter seu impacto ampliado para o desenvolvimento do ser humano de maneira geral.

Instituição de fomento: Instituição de fomento – PIBIC CNPq/UFU – Projeto aprovado – processo n. 460154/2005-2
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: multiculturalismo ; ensino e aprendizagem ; tecelagem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006