IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO OLHAR INTERDISCIPLINAR DA EQUIPE ESCOLAR
Bianca Belchior Ribeiro de Souza  1
Sônia de Souza  1
Maria José Ferreira 1
Guilherme Pinheiro Furusawa 1
Flávio Florêncio 1
Tânia Maria Machado Pinto 1
(1. Universidade Severino Sombra)
INTRODUÇÃO:

O trabalho destaca pesquisa concluída em 2004 na Universidade Severino Sombra – USS, município de Vassouras, estado do Rio de Janeiro. Apresenta como diferencial o olhar interdisciplinar da equipe escolar sobre a gestão democrática vista por dois ângulos: o primeiro pelo grupo de pesquisadores envolvendo discentes-professores de diversificados municípios e cursos das seguintes licenciaturas: Geografia, Letras, Ciências Biológicas, Matemática e Pedagogia e o segundo, o olhar das três equipes escolares: municipal, estadual e particular do município de Vassouras. O estudo teve como propósito investigar o processo da gestão democrática, etapas e estratégias seguidas para a sensibilização e envolvimento dos sujeitos na operacionalização dos trabalhos na escola, a construção do projeto político pedagógico, os recursos utilizados para a construção do consenso com a equipe escolar e as medidas que favoreceram e obstruíram para sua operacionalização. Como objetivos destacamos: conhecer a trajetória histórica do processo administrativo valorizando as políticas públicas, analisar as práticas administrativas e de gestão democrática desenvolvidas nas três dimensões escolares discutindo o envolvimento dos sujeitos no processo escolar identificando as múltiplas práticas desenvolvidas nas relações de poder. Tal relevância oportunizou aos pesquisadores a construção de conhecimentos a partir da realidade que vão de encontro aos propósitos da escola cidadã.

METODOLOGIA:

A pesquisa é do tipo estudo de caso, utilizando como referencial teórico o modelo crítico-dialético, envolvendo três realidades educacionais: escola municipal, estadual e particular com suas respectivas equipes técnica, administrativa, pedagógica, docente e comunidade. Os instrumentos de apoio à pesquisa foram: entrevistas semi-estruturadas com as equipes escolares, grupos focais com discentes e comunidade e o diário de campo para registrar o cotidiano da escola. A de coleta de dados seguiu as etapas: 10- expor a representação das escolas ou órgão competente os objetivos do trabalho e propor a pesquisa; 20 - expor os objetivos da pesquisa as equipes das respectivas escolas; 30 - levantar dados relativos aos documentos históricos e de rotina pedagógica; 40 - validar e testar os instrumentos de pesquisa, 50- operacionalizar a pesquisa. A análise dos dados obedeceu ao seguinte: escolha e organização do material com informações gerais sobre as realidades; transcrição das entrevistas semi-estruturadas e dos grupos focais; análise sistemática dos dados articuladas com as observações relatadas no diário de campo. E finalmente a redação das conclusões da pesquisa, que foi um instrumento elucidativo teórico e científico que auxiliou na construção de novos conhecimentos e possibilitou aos envolvidos direta e indiretamente na pesquisa uma melhor compreensão da importância das relações da educação com a sociedade numa prática envolvente de confiança e comprometimento democrático.

RESULTADOS:

Os estudos evidenciaram que a alma da escola está nas articulações de poder, portanto numa gestão democrática eficiente que trabalha em concordância com sua equipe escolar, com o projeto pedagógico, com os objetivos e estratégias construídas participativamente e articuladas com as políticas públicas de época. E quando alguns desses aspectos apresentam interferências negativas ou mesmo deixam de se envolver no processo dificultam a operacionalização dos trabalhos, levando a frustração e o desencanto pela educação. As análises realizadas demonstraram que: as dificuldades de articulação acontecem devido ao desconhecimento da práxis da gestão pelos educadores desatualizados com as propostas contemporâneas; os currículos dos cursos de licenciaturas nem sempre estão voltados às práticas compartilhadas; a gestão participativa vem sendo implantada gradualmente nas três dimensões de escolas sendo que a estadual sofreu impactos sérios das políticas no ano letivo de 2003, (salários irregulares e suspensão de gratificações) dificultando a operacionalização das atividades; a prática interdisciplinar e a conquista da participação têm proporcionado ao Projeto Pedagógico das escolas uma identidade cidadã. Como considerações finais destacamos que geralmente as pesquisas realizadas sobre o assunto em pauta envolvem graduandos de pedagogia que apresentam o olhar específico de sua formação e esta envolveu também discentes de várias licenciaturas proporcionando ricas reflexões.

CONCLUSÕES:

A gestão democrática da escola apresenta-se como mais um dentre outros desafios para a construção das novas relações sociais, constituindo um espaço público de diálogo, consenso e luta por projetos educacionais que atendam às necessidades do mundo contemporâneo e não apenas centrado no ato de ensinar. O processo coletivo é requisito principal. Assim sendo, percebemos que atingimos nossos objetivos quando deparamos com as seguintes falas: "temos uma equipe comprometida (...) conquistamos parcerias e podemos realizar uma gestão participativa" (diretora); (...) "Infelizmente nossa clientela é bastante problemática. Temos alunos sem expectativa de vida, (...) temos famílias desestruturadas". (PPP); (...) "as novas metodologias utilizadas faz com que os alunos gostem da escola e não a abandonem Graças a Deus e o com o esforço de nossa equipe os pais estão participando". (PPP); "Professora é uma pena que resolveu desenvolver esta pesquisa agora em 2003. Antes tudo funcionava bem. Os professores trabalhavam com amor, o envolvimento era ótimo. Agora, tudo difícil! E o pior os motivos são as políticas externas, aqueles que não estão preocupadas com a educação tão falada em seus comícios". (coordenadora), "Nossa finalidade principal, tornar-se íntima da família de cada aluno". (direção) "A diretora deixa claro que é importante à valorização de cada integrante da escola, (...)afirma que sua escola não é para elite, mas para todos que quiserem uma oportunidade de estudar e vencer.(mãe)

Instituição de fomento: Fundação Educacional Severino Sombra / Universidade Severino Sombra
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: escola; gestão; interdisciplinalidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006