IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

LITERATURA E LEITURA COMO PRÁTICA DE INTERDISCIPLINARIDADE

Fabiane Grandi Santos 1
Cecil Jeanine Albert Zinani 1
Salete Rosa Pezzi dos Santos 1
Tânia Maria Cemin Wagner 1
Greice Graff 1
(1. Departamento de Letras, CCHC, Universidade de Caxias do Sul/UCS)
INTRODUÇÃO:
 

 

 

Dando seguimento a estudos realizados anteriormente, o projeto de pesquisa Literatura e leitura como prática de interdisciplinaridade tem como objetivo promover a investigação das possibilidades de interlocução entre literatura e disciplinas afins,  buscando otimizar o processo interdisciplinar focado na leitura do texto literário. Pretende-se, além disso, organizar diretrizes que possibilitem o planejamento de estratégias facilitadoras do exercício da interdisciplinaridade para a leitura e o estudo do texto literário. Tal estudo justifica-se devido à necessidade, tanto de alunos quanto de professores do ensino médio, de compreender e utilizar estratégias metodológicas adequadas para aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem.

 

METODOLOGIA:

Constatou-se que os alunos de graduação do Curso de Letras apresentam dificuldades na organização de projetos e programas de ensino que interliguem conhecimentos de diferentes áreas, focalizando a leitura do texto literário e que privilegiem uma perspectiva interdisciplinar. Com a finalidade de reduzir essa dificuldade, este Projeto  de Pesquisa visa a propor estratégias para atuar junto a essa realidade, no sentido de modificá-la. Na etapa anterior, foi realizado o levantamento bibliográfico, com o estudo de textos que envolvem o ensino da literatura no ensino médio, leitura do texto literário, interdisciplinaridade, grupo operativo, zona de desenvolvimento proximal (Vygotzky) e teoria dos sistemas. Dessa forma, foi possível a compreensão do funcionamento interdisciplinar e a definição dos elementos necessários para seu funcionamento efetivo. Na etapa atual, estão sendo construídas diretrizes metodológicas que possibilitem o planejamento de estratégias facilitadoras do exercício da interdisciplinaridade para leitura e estudo do texto literário. A produção resultante do desenvolvimento deste Projeto de Pesquisa pretende ser uma contribuição para otimizar as disciplinas Literatura e Leitura na Escola e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado (PEES) III. Além disso, o material produzido será encaminhado para publicação, com a finalidade de subsidiar os professores que atuam na rede de ensino e demais interessados.

RESULTADOS:
 

 

A base para a instauração do processo interdisciplinar se constitui pela soma de ações que devem estar interligadas. São elas: a) privilegiar o trabalho em equipe, promovendo o espírito de parceria em cada componente; b) relacionar as disciplinas, a fim de superar a fragmentação do conhecimento, possibilitando uma visão global da realidade, propiciando que o sujeito faça associações entre os conteúdos; c) conviver com as incertezas, em um processo de tentativa e erro, de acordo com o senso científico, examinando a origem e a natureza do objeto, tendo consciência de que não existe nada pronto e definitivo, que não possa ser reavaliado e remanejado (Lück, 2004); d) relacionar o conhecimento com a realidade do aluno, visão que, de acordo com Fazenda (1998), exige do professor atenção às narrativas de seu cotidiano e o do seus alunos, justificando os enunciados produzidos; e) promover a circulação de idéias, o que, conforme destaca Lück (2004), contribui para que o indivíduo reflita sobre seu modo de pensar os conhecimentos, constituindo uma ciranda de conscientização; f) possibilitar a mudança institucional, pois é a partir dessa mudança que as portas para a interdisciplinaridade começam a se abrir; g) desenvolver uma pedagogia apropriada, uma vez que o processo interdisciplinar precisa ser ensinado na formação acadêmica dos professores, para que assim possam, através de suas aulas, repassar o que foi aprendido e internalizado inicialmente.

CONCLUSÕES:

Sendo o objetivo principal deste projeto o desenvolvimento de diretrizes metodológicas para o ensino de literatura, através de uma prática interdisciplinar, estas estão ainda em construção, sendo passíveis  de complementação, aprimoramento. Destaca-se, assim, a necessidade de o professor assumir a postura de coordenador das atividades desenvolvidas em sala de aula, promovendo o exercício da interdisciplinaridade,  e propiciando uma participação ativa dos alunos. Há, também, a necessidade de buscar o envolvimento de outras disciplinas que possam desenvolver aspectos conjuntamente, sendo a Literatura o elemento mediador. Quanto ao aspecto da equipe de trabalho, é essencial que sejam realizados encontros de reflexão sobre as atividades realizadas, com o objetivo de fornecer constantes subsídios teórico-práticos. Nesses encontros, os participantes serão instrumentalizados quanto ao fato de serem os alunos adolescentes, possuindo características e necessidades próprias e que precisam ser atendidas de acordo com essas especificidades. Teoricamente, uma pedagogia apropriada, o ensino em equipe, com o processo integrador, relacionando disciplinas, são itens indispensáveis no processo interdisciplinar, porém, além disso e antes disso, é necessário uma mudança institucional, pois não existe mudança sem a circulação de idéias. Acreditar que essa mudança é possível torna-se o primeiro passo para o efetivo desenvolvimento interdisciplinar.

.

Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: literatura; interdisciplinaridade; ensino.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006