G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 9. Psicologia Experimental |
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VALIDAÇÃO DO TESTE AMERICANO DE INTELINGÊNCIA UNIVERSAL E NÃO VERBAL - UNIT - PARA UMA AMOSTRA INFANTIL |
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Cláudia Furtado Borges 1 |
Reginaldo do Carmo Aguiar 1 |
Ederaldo José Lopes 1 |
Renata Ferrarez Fernandez Lopes 1 |
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(1. Universidade Federal de Uberlândia) |
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INTRODUÇÃO: |
O “Universal Nonverbal Intelligence Test (UNIT)” é um teste que provê uma medida geral (fator G) da inteligência e das habilidades cognitivas e foi delineado para ser usado com crianças e adolescentes com idades variando de 5 a 17 anos. O UNIT trata-se de um teste multidimensional de QI que é administrado de forma não verbal favorecendo a população em geral e, especialmente, aqueles indivíduos que não poderiam ser intelectualmente avaliados a partir de testes verbais, em função das diferenças culturais, bem como crianças com problemas de linguagem. O teste foi estruturado a partir do modelo hierárquico de Inteligência com habilidades gerais sendo composto por seis subtestes : Memória Simbólica, desenho do cubo, memória espacial, raciocínio analógico, memória para objetos e labirintos. |
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METODOLOGIA: |
A amostra consistirá de 650 crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades variando de 5 a 7 anos recrutadas nas escolas públicas e particulares de Uberlândia.
Está sendo utilizado um kit de aplicação do UNIT contendo: 2 dos livros-estímulo , 9 cubos bicolores, suporte de colocação dos cubos, 8 fichas verdes e 8 fichas pretas, papel cartonado contendo uma grade 3x3 e outra 4x4 , 10 fichas contendo material simbólico cronômetro.
A bateria completa leva cerca de 40 minutos para ser aplicada. Todos os subtestes são aplicado nos participantes de forma não verbal através de pantomimas e gestos universais.
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RESULTADOS: |
O projeto passou por etapas: Tradução do manual do Inglês para o Português, treinamento da aplicação e de uso de um software estatístico (SPSS), estudo dirigido sobre processos psicométricos de validação e fidedignidade, conhecimento acerca de memória, raciocínio e inteligência.
A coleta de dados está em andamento e apenas será analisada após uma amostra significativa na população específica.
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CONCLUSÕES: |
Assim, nosso propósito é validar o teste americano UNIT para população brasileira por trata-se de um teste bastante sensível para avaliar o fator G, podendo promover a avaliação intelectual da população de forma inteiramente não verbal e ao mesmo tempo gerar uma normatização específica.
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Instituição de fomento: FAPEMIG
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: teste; inteligência; infantil. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |