IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal

ESTUDO Da RELAÇÃO ENTRE PROPRIEDADES FÍSICAS E ANATÔMICAS E O COMPORTAMENTO na secagem convencional DE MADEIRAS COLETADAS NO MUNICÍPIO DE tUCUMÃ (PA)

Keila Lima Sanches 1
Márcia Helena Bezerra Marques 2
(1. Aluna do curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília; 2. Analista Ambiental, M.Sc. - Laboratório de Produtos Florestais/IBAMA)
INTRODUÇÃO:

Introdução: No intuito de se reduzir a pressão sobre espécies tradicionais utilizadas no mercado madeireiro tem havido uma crescente exploração de espécies pouco conhecidas. Um dos processos de real importância econômica no mercado madeireiro é a secagem, pois ela agrega maior valor à madeira, permitindo uma melhoria na qualidade da madeira. Essas novas espécies são disponibilizadas, muitas vezes, em pequenos volumes, tornando necessário o agrupamento destas para secagem convencional, possibilitando um melhor aproveitamento da estufa e reduzindo os custos de secagem. Este trabalho teve como finalidade determinar características anatômicas e a massa especifica de espécies coletadas no Município de Tucumã (PA), de forma a correlacioná-las com o tempo de secagem, podendo assim contribuir para o desenvolvimento de sistemas de agrupamento para madeiras tropicais amazônicas.

METODOLOGIA:

Metodologia: Foi realizado um levantamento dos resultados de secagem de 12 espécies coletadas no Município de Tucumã (PA), selecionando-se os indivíduos disponíveis destas espécies que foram submetidos à secagem convencional. O estudo anatômico desses indivíduos selecionados foi realizado a partir do material dissociado, preparado de acordo com o método de Franklin. Determinou-se o comprimento, o diâmetro total, o diâmetro do lume e a espessura da parede das fibras. As mensurações de comprimento foram obtidas em microscópio e as medições relativas ao diâmetro total e do lume foram determinadas com o software Image-Pro Plus em imagens capturadas de um estereomicroscópio. Os valores referentes à massa específica básica e ao tempo de secagem foram obtidos junto ao banco de dados do LPF.  Foi utilizado software estatístico para verificar a existência de correlações entre as características físicas e anatômicas estudadas com o tempo de secagem. 

RESULTADOS:

Resultados: A densidade entre as espécies variou de 0,39 a 0,75 g/cm3 e o tempo de secagem, de 1,5 a 33,5 dias. A média, para o comprimento, variou de 1.273,73 a 2.298,93 μm; para a espessura da parede das fibras, de 1,83 a 17,91 μm; para a largura do lume, de 2,50 a 45,26 μm; e, para o diâmetro total, de 6,16 a 63,94 μm. Foram encontradas correlações significativas entre a massa específica básica, o diâmetro total e o diâmetro do lume das fibras; entre o diâmetro total e o diâmetro do lume; entre a espessura da parede e o comprimento; e entre o tempo de secagem e a espessura da parede.

CONCLUSÕES:
Conclusão: A constatação de relações diretas entre a espessura da parede das fibras e o tempo de secagem poderá servir como um dos parâmetros na construção de possíveis sistemas de agrupamento de madeiras tropicais amazônicas para a secagem convencional.
Instituição de fomento: IBAMA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: características anatômicas; massa específica; secagem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006