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F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 3. Economia dos Recursos Humanos
MECANISMOS DE REPRODUÇÃO DA POBREZA E DA DISTRIBUIÇÃO. DETERMINANTES INDIVIDUAIS E SOCIOECONÔMICOS DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DA UNB
Danielle Kineipp de Souza 1
Carlos Alberto Ramos 1
(1. Universidade de Brasília / UnB)
INTRODUÇÃO:
Existe uma perspectiva na literatura econômica que liga o ambiente sócio-econômico dos alunos a seu desempenho, e este à qualidade da futura inserção no mercado de trabalho. Essa pesquisa tem por objetivo explorar a primeira parte dessa relação, ou seja, em que medida características individuais dos estudantes e variáveis do ambiente social são importantes para explicar o desempenho acadêmico (medido através do Índice de Rendimento Acadêmico, IRA) dos formandos da Universidade de Brasília.
METODOLOGIA:
A fonte de informações que foi utilizada é a base de dados obtida a partir do link entre o banco de dados do questionário sociocultural do CESPE, Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, aplicado aos alunos no momento de inscrição no vestibular, e o do rendimento acadêmico dos alunos (IRA), fornecido pela UnB. Foram feitos cruzamentos entre a nota média (IRA) dos formados no primeiro e segundo semestres de 2004 e certas variáveis que usualmente são apontadas como sendo fatores explicativos do desempenho acadêmico (sexo, estado civil, renda e outras). Então, de acordo com a alternativa escolhida devido a diversos motivos, duas regressões foram feitas para se chegar à influência desses fatores no desempenho acadêmico dos alunos.
RESULTADOS:
Na primeira regressão o escore bruto obtido na época do vestibular (um indicador do capital humano inicial na hora do ingresso na UnB)  e certos atributos que se mostraram estatisticamente consistentes foram introduzidos como variáveis explicativas e o IRA como variável explicada. Chegou-se à conclusão de que ser mulher, não ser solteiro(a), ter um bom desempenho no vestibular e não ter feito ou não estar fazendo outro curso superior no momento do vestibular influenciam positivamente o desempenho acadêmico. Na segunda regressão foi determinada a correlação entre o escore bruto na ocasião do vestibular e algumas variáveis explicativas. Isso se justifica uma vez que o escore bruto obtido no vestibular é uma variável relevante para explicar o IRA e o objetivo é determinar a influência de fatores individuais e sócio-econômicos sobre o desempenho acadêmico dos formandos da UnB. Percebeu-se que quanto maior o nível de renda maior a nota do vestibular, o mesmo sucedendo com a educação da mãe. O fato de trabalhar tem um impacto negativo sobre a nota do vestibular, apesar de que trabalhar em tempo integral apresenta um sinal superior ao trabalho em tempo parcial ou eventual, um fato que não é esperado e chama a atenção. Ter estudado em escola privada tem um impacto positivo sobre a nota do vestibular e não ter cursado o segundo grau regular exerce influência negativa, especialmente no caso de supletivo.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos são relevantes para entender mecanismos de reprodução de uma dada distribuição de renda e estrutura social no tempo.  Jovens oriundos de meios abastados, pelo seu background familiar e social, têm melhores desempenhos no sistema escolar, fato que pode representar maiores ganhos futuros no mercado de trabalho e o círculo acaba se reproduzindo. Portanto, políticas públicas voltadas para investimentos em educação de qualidade têm efeitos que abrangem até as questões distributivas.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: capital humano; desempenho acadêmico; reprodução da pobreza.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006