IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 5. Imunologia
INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO LEVE E MODERADO, AGUDO E APÓS A ADAPTAÇÃO, SOBRE A CONCENTRAÇÃO SÉRICA DE CITOCINAS CIRCULANTES

Anelena Bueno Frollini 1
Jonato Prestes 1
Rodrigo Dias 1
Clílton Krauss de Oliveira Ferreira 1
Felipe Donatto 1
Cláudia Regina Cavaglieri 1
(1. Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP)
INTRODUÇÃO:

Sabe-se que o exercício físico pode promover alterações nos parâmetros imunes modulados pela idade, aptidão física, tipo, volume/intensidade. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do exercício físico agudo e após adaptação nas intensidades leve e moderada sobre a concentração sérica de citocinas (IL-2, IL-6, TNF-a) circulantes.

METODOLOGIA:

Utilizamos ratos Wistar, com 2 meses de idade (peso ± 200 g). O modelo de exercício físico foi à natação, com os seguintes protocolos: grupo controle (n= 6) e grupos exercitados (n=3) - agudos nas intensidades leve e moderada 5, 15 minutos e exaustão; adaptados nas intensidades leve e moderada. Os animais receberam água e alimentação ad libitum, foram mantidos em gaiolas coletivas, temperatura de 23ºC ± 2ºC, ciclo claro/escuro de 12/12 horas. A natação foi realizada num tanque, com a água em temperatura de 30ºC ± 2ºC, entre às 14 e 17 horas. Para promover o exercício na intensidade moderada, cargas adicionais de 5% do peso corporal dos animais foram acopladas em suas regiões dorsais e, na intensidade leve, não foram utilizadas cargas adicionais.

RESULTADOS:

Foi observado aumento estatisticamente significativo na IL-6 quando comparados o grupo exaustão leve com o controle e com os grupos exercitados agudo leve 5 e 15 minutos, adaptado leve e exaustão moderado. A TNF-a reduziu nos grupos adaptado leve e moderado, agudo moderado 5 e 15 minutos e exaustão moderado em relação ao controle, tendo reduzido também no grupo agudo moderado 15 minutos  em comparação com o agudo leve 15 minutos. Para IL-2 não foram encontradas mudanças em nenhum dos grupos agudo e após adaptação em relação ao controle e entre os grupos.

CONCLUSÕES:

Concluímos que o exercício físico dependendo da duração e da intensidade pode modular a concentração sérica das citocinas e consequentemente a resposta do sistema imunológico.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: exercício físico; sistema imunitário; citocinas circulantes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006