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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 1. Comunicação Digital
INTERATIVIDADE: FATOR A AUMENTAR COMPRAS NA INTERNET
André Guilherme Pirozzi Buosi 1
(1. EAESP/FGV)
INTRODUÇÃO:
A internet tem se expandido no Brasil e no mundo. O número de internautas cresce a taxas crescentes. Ainda, o Brasil possui o número de usuários de internet por 100 habitantes menor do que a média mundial, tendo um grande potencial mercado. Nos meios eletrônicos, está sendo bastante difundido o e-commerce, com a proliferação de sites de compras on-line. Portanto, o presente trabalho tem por finalidade avaliar a interatividade de sites de compras com usuários, identificando os fatores da interatividade que afetam a preferência dos usuários pelos sites.
METODOLOGIA:
A metodologia adotada nesta investigação constitui-se em duas etapas. A primeira buscará dados em fontes secundárias, referentes aos principais conceitos apresentados e usados nesta pesquisa, que tem por base fontes como congressos científicos nacionais e internacionais com consulta aos anais, periódicos nacionais e internacionais e livros. A segunda etapa deste estudo engloba o levantamento de dados primários junto aos usuários da internet que fazem compra por esta mídia.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos com o questionário relatam como as variáveis interagem com os usuários. Os arquivos de imagens são bastantes preferidos pelos usuários, o que já não ocorre com o som. A velocidade de interação com o site é algo muito importante para os usuários. Também, organização visual, a facilidade de uso e as cores também são avaliadas pelos usuários com sendo importantes fatores para captar a atenção do usuário. Por fim, as ferramentas de busca, presentes em muitos sites não exercem grande preferêcia sobre os usuários.
CONCLUSÕES:
Com a análise dos resultados do questionário, podemos chegar a algumas conclusões. Os usuários valorizam sites com cores e preferem sites que ofereçam imagens, mesmo estas imagens afetando a rapidez ao navegar. Entretanto, apesar de preferirem sites com imagens, não concordam com sites contendo muitas imagens. Já em relação ao uso de sons em sites, os usuários não preferem sites com sons. Os usuários, ainda, dão preferência para sites que possuem uma organização visual e facilidade de uso, com uma pequena preferência por sites com ferramentas de busca. Pode-se inferir dos resultados em conjunto que os usuários preferem sites com imagens e cores, mas não de forma excessiva, trocando a rapidez de uso por imagens. Para se obter maior rapidez de uso, os usuários deixam de preferir sons. Ainda, os usuários preferem sites que contenham uma organização visual dos itens, fáceis de usar e com uma ferramenta de busca.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Interatividade; Compras; Internet.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006