IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção

ESTUDO DAS RELAÇÕES DE CAUSA E EFEITO ENTRE CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE ATRAVÉS DA ANÁLISE DE TRILHA

Daltro Golin Corso 1
Maria Emilia Camargo 1
Walter Priesnitz Filho 1
José Maurício Carré Maciel 1
Fernanda da Rosa Nagib Murr 1
Suzana Leitão Russo 2
(1. Universidade de Caxias do Sul - Vacaria; 2. URI - Santo Angelo, RS)
INTRODUÇÃO:

A qualidade atualmente desempenha um papel muito importante no mundo industrial e empresarial. Ela tornou-se, nos últimos anos, um tema central nas estratégias de negócios no cenário empresarial cada vez mais competitivo, uma vez que leva a um aumento da produtividade. Segundo Montgomery (1991) e Aparise(1977) a análise multivariada torna-se robusta quando existem vários parâmetros e seus efeitos não são independentes ou quando alguns são parciais, ou medidas de outros parâmetros,  o que é expressa através da correlação cruzada. Este trabalho teve como objetivo estudar as relações de causa e efeito entre as variáveis de entrada (resistência à tração e  Denier) e uma variável de saída, ou seja,  o alongamento do fio de polipropileno do processo produtivo  do fio de polipropileno no período de abril a junho de 2005 da Industria Têxtil  Oeste Ltda, de Mondaí, Santa Catarina,  através da análise de trilha.

METODOLOGIA:

Essa pesquisa caracteriza-se por um estudo de caráter exploratório e de natureza quantitativo, com enfoque descritivo e interpretativo, muito mais acurado em torno dos procedimentos metodológicos da análise de trilha e sua aplicabilidade na área de controle de qualidade. O método utilizado foi o de estudo de casos, tendo em vista o pouco conhecimento acerca do objeto de estudo, o que resulta em maior necessidade de caráter intensivo do que extensivo na investigação. Além disso, tal como abordam Minayo (1994) e   Yin(1988), estudos de casos são recomendados para estudar eventos contemporâneos, que requerem contato direto com os sujeitos do estudo e são usados quando as questões de pesquisa são estruturadas de forma a averiguar-se por que ou como determinados eventos acontecem.

RESULTADOS:

Foram construídos diagramas causais, para melhor interpretação da análise de trilha, mostrando-se as relações entre o alongamento do fio de polipropileno e a resistência à tração e  Denier utilizando o programa computacional MATR. As estimativas dos efeitos diretos da resistência à tração (RT) e do  Denier (D) sobre o alongamento do fio de polipropileno (AFP) foram 0,8475 e 0,7856, enquanto que os efeitos indiretos foram,0786 e 0,0897, respectivamente. Os diretos e indiretos apresentaram coeficientes de correlação positiva. O coeficiente de determinação do modelo de análise de trilha, foi praticamente igual a unidade (0,9458), explicando as variações da característica básica, que é o alongamento do fio de polipropileno (AFP).

 

CONCLUSÕES:

As principais conclusões desta pesquisa foram: a análise de trilha mostrou-se como uma ferramenta útil no estudo do comportamento de um processo produtivo, que neste estudo foi a análise do alongamento do fio de polipropileno em função da resistência à tração e  do  Denier, podendo-se identificar os coeficientes de correlação mais elevados, bem como os menores valores do efeito da variável residual. Este tipo de análise pode ser usada para identificar as variáveis que melhor influenciam a qualidade de um processo produtivo multivariado, servindo como uma primeira etapa na construção de cartas de controle para a média e para a variabilidade.

 

 

Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Análise de Trilha; Características de qualidade; Análise Multivariada.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006