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F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes

PESQUISAS BRASILEIRAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES: TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES

Nubia Rosa Martins 1
Joiciane Aparecida de Souza 1
Rossana Valéria de Souza e Silva 1
(1. Faculdade de Educação Física - FAEFI/UFU)
INTRODUÇÃO:

O presente estudo insere-se no conjunto de iniciativas desenvolvidas por pesquisadores, do Brasil e do exterior, cujo foco de atenção tem sido a análise crítico-epistemológica da produção científica da Pós-Graduação. Os principais objetivos deste trabalho foram: a) analisar as principais alterações ocorridas nas dissertações defendidas no período de 1995 a 2003, nos Mestrados em Educação Física, no Brasil, quando comparadas àquelas defendidas entre 1979 a 1994, já investigadas por Silva (1990, 1997); b) analisar as características, tendências e perfil epistemológico, das teses defendidas nos doutorados da área da Educação Física no período de 1989 a 2003 e c) conhecer o ritmo de crescimento da produção científica da área. Mais especificamente, coletar dados referentes aos programas de Pós-Graduação em Educação Física no Brasil, identificar a temática central dos estudos, seus objetivos, técnicas de pesquisa utilizadas, tipo de pesquisa realizada, as abordagens metodológicas priorizadas nas pesquisas e analisar as implicações epistemológicas das abordagens metodológicas utilizadas nas dissertações e nas teses. Por meio do levantamento bibliográfico realizado constatamos que apesar das importantes contribuições para a área da Educação Física, os estudos já realizados não possibilitaram uma visão de conjunto do perfil ou tendências das dissertações produzidas a partir de 1995. Em função disso, percebeu-se a necessidade de realização da presente investigação.

METODOLOGIA:

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de caráter crítico-epistemológico. A população incluiu apenas os programas recomendados pela CAPES no ano de 2003 e a amostragem do estudo foi obtida por meio da técnica de seleção estratificada e sistemática. Inicialmente foram coletados dados referentes à implantação e desenvolvimento dos Mestrados e Doutorados em Educação Física no Brasil. Esses dados foram obtidos: no Nuteses, na página da CAPES, nas secretarias dos programas e em fontes bibliográficas da área. Posteriormente partiu-se para a obtenção ou complementação dos dados das listagens das teses e dissertações já existentes no Nuteses. Os dados foram solicitados às instituições, por carta, telefonemas e correio eletrônico. Este procedimento permitiu a reunião, organização e análise de informações sobre todas as teses e dissertações defendidas no período a ser analisado. A partir da organização das listagens as teses e as dissertações foram categorizadas de acordo com os seguintes critérios: autores, programas nos quais foram defendidas, áreas de concentração, linhas de pesquisa, orientadores e datas de defesa. Partiu-se, em seguida, para a leitura e análise das teses e dissertações. A leitura e análise procuraram identificar nos textos, os seguintes indicadores que foram posteriormente registrados em uma ficha: 1- nível metodológico; 2- nível técnico; 3- nível teórico e 4- nível epistemológico (pressupostos lógico-gnosiológicos e pressupostos ontológicos).

RESULTADOS:

A Pós-Graduação, estrito-senso, em Educação Física no Brasil teve início em 1977, na USP, com a criação do primeiro mestrado da área, sendo que até o ano de 2005 existiam treze programas de mestrados e cinco de doutorados recomendados pela CAPES. Desde sua criação, a Pós-Graduação da área tem evidenciado um quadro de constante expansão, embora os doutorados apresentem um crescimento mais lento em relação aos mestrados. Quanto à produção de dissertações dos Mestrados em Educação Física no Brasil constatamos que houve um crescimento acentuado do número de defesas entre os anos de 1979 e 2003. Agrupando as defesas em dois grandes períodos percebemos que: de 1979 a 1994 foram defendidas 506 dissertações em 07 mestrados da área e entre 1995 e 2003 foram realizadas 1386 defesas em 14 mestrados. O primeiro doutorado foi criado na USP em 1989, em 1994 foi defendida a primeira tese da área e no ano de 2003 já existia 184 teses defendidas. As análises das dissertações demonstraram que houve alterações no perfil epistemológico da produção científica, apesar da abordagem empírico-analítica continuar predominante, a fenomenológica-hermenêutica e a crítico-dialética apresentaram crescimento. As análises das teses evidenciam que a abordagem predominante nos estudos analisados é a fenomenológica-hermenêutica, apesar de existirem estudos com outras abordagens.

CONCLUSÕES:

O estudo permitiu constatar que houve no período analisado uma reorientação metodológica-epistemológica da produção científica da área da Educação Física, principalmente se comparados os resultados atuais com aqueles obtidos por Silva (1990,1997). A abordagem empírico-analítica ainda é predominante nas dissertações, enquanto que nas teses predominou a abordagem fenomenológica-hermenêutica e os estudos crítico-dialéticos passaram a influenciar as pesquisas desenvolvidas. Além disso, as pesquisas realizadas já não se restringem aos estudos experimentais ou a outros modelos alicerçados na concepção positivista de ciência. Contudo, alguns antigos problemas ainda não foram resolvidos, como a predominância nas pesquisas de caráter meramente descritivo limitado à constatação dos fatos, mesmo que fundamentadas em referenciais teóricos diferentes e a concentração regional dos programas que ainda se apresenta como um entrave para o desenvolvimento da área. Não obstante o crescimento quantitativo das dissertações e teses desenvolvidas, a contribuição social e científica da maioria dessas pesquisas ainda é questionável e se apresenta como um desafio e uma meta a ser atingida pela área.

Instituição de fomento: PIBIC/UFU/CNPq e Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer do Ministério do Esporte
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Epistemologia; Educação Física; Pós-Graduação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006