IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
MEMÓRIA E IDENTIDADE: LITERATURA DE IMIGRANTES ITALIANOS NA REGIÃO DE SANTA MARIA.
Égide Guareschi 1
Pedro Brum Santos 1
(1. Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal de Santa Maria / UFSM)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho objetivou fazer um levantamento de obras bibliográfico - memorialistas que tratassem de aspectos familiares e/ou de circunstâncias histórico - sociais da região de Santa Maria, Rio Grande do Sul, a qual abriga o núcleo intitulado de Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS. Buscou, através do testemunho escrito, analisar o itinerário dos imigrantes italianos e de seus descendentes, os quais, ainda hoje, representam considerável número na Região.

METODOLOGIA:

Este estudo desenvolveu-se, a princípio, por meio de pesquisas em bibliotecas e acervos e, posteriormente, através da organização e sistematização da listagem de obras, especificando-as como: históricas ou ficcionais, acompanhadas de breve descrição dentro dos padrões de estilo e periodologia.

RESULTADOS:

Esta pesquisa propiciou o levantamento de cerca de oitenta obras que tratam do tema. Propiciou, também, a partir de estudo norteado por aporte teórico do tema, o conhecimento acerca da memória coletiva e seletiva dos imigrantes e, conseqüentemente, de características identitárias desse povo, que formou a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul.

CONCLUSÕES:

Tal levantamento elucidou que a maioria das obras encontradas são de cunho histórico ou familiar e, contêm importante material sobre a vida dos imigrantes, o qual serviu de base para a pesquisa. Porém, cabe fazer algumas ressalvas como: algumas obras revelam-se excessivamente ufanistas; outras apresentam traços repetitivos, posto que se repetem em diversos textos; já outras são obras não muito acabadas, que constam apenas, como registro de dados familiares ou históricos reunidos e que não possuem uma estrutura própria de livros. Com isso, conclui-se que o objetivo do trabalho, de fazer o inventário dessa obras e, através delas apreender detalhes do itinerário dos imigrantes italianos da região centro do Rio Grande do Sul, foi alcançado com êxito.

Instituição de fomento:  CNPq - PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Memória; Identidade; Imigrantes Italianos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006