IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A expansão urbana do Entorno do Distrito Federal: O exemplo de Cidade Ocidental
Igor de França Catalão 1
Marília Luiza Peluso 1
(1. Departamento de Geografia/Instituto de Ciências Humanas/Universidade de Brasília)
INTRODUÇÃO:
O crescimento dos municípios limítrofes ao DF faz parte do amplo processo de transformação do território advindo da construção da nova Capital Federal e do grande afluxo de migrantes. Na década de 1970, muitos migrantes passaram a ser empurrados para o Entorno para descomprimir os núcleos urbanos do DF. A partir de 1975 houve um salto populacional principalmente dentro do território de Luziânia, onde a implantação da Cidade Ocidental constituiu-se numa nova maneira de organização do espaço urbano. Seu crescimento urbano deu-se por meio do abandono do projeto inicial em favor da implantação de loteamentos. Assim, o objetivo desse estudo é analisar como ocorreu o processo de expansão urbana.
METODOLOGIA:

Para se entender o processo de expansão urbana de Cidade Ocidental, foi realizada uma análise de sua implantação e consolidação, paralelo ao processo de crescimento urbano de Brasília e as conseqüências que este causou em seu Entorno.

O trabalho foi desenvolvido a partir de uma rigorosa consulta bibliográfica sobre temas referentes aos processos de construção e urbanização de Brasília e do Entorno. A partir daí procedeu-se à consulta de documentos referentes ao município de Cidade Ocidental, como mapas e memoriais descritivos. Por fim, foram feitas visitas aos órgãos da prefeitura do município e estudos de campo no conjunto urbano.

RESULTADOS:

A Cidade Ocidental foi planejada para ser um conjunto habitacional que resolveria os problemas habitacionais do DF quanto serviria de suporte urbano ao Distrito Industrial de Luziânia que seria construído em Luziânia. Entretanto, menos de 10 anos após o início de sua construção, a Cidade Ocidental não se realizou como previa o projeto.

Em 1983, com a falência do Banco Nacional de Habitação, com a dificuldade encontrada no autofinanciamento e com a não concretização do Distrito Industrial de Luziânia, o projeto da Cidade Ocidental foi abandonado e a iniciativa privada já criava nas proximidades loteamentos sem infra-estrutura e sem a obrigatoriedade de futuramente implantá-las. Como, diferentemente do que ocorria no DF, a posse das terras não era do Estado, não cabia a este a tarefa direta de produção do solo urbano e os agentes imobiliários privados, então, estavam livres para lotear e parcelar as áreas rurais próximas ao núcleo urbano já construído.

A partir disso, a Cidade Ocidental transformou-se na plena realidade do processo de periferização das cidades brasileiras. Sendo ela mesma uma localidade periférica externa de Brasília, possui da mesma forma uma pequena periferia interna que circunda o seu centro, outrora conjunto habitacional.

CONCLUSÕES:

A Cidade Ocidental foi idealizada para ser um conjunto urbanístico bem diferenciado na região do Entorno do DF. Ela estava inserida dentro de um projeto de desenvolvimento regional e seria o suporte habitacional necessário na região. Entretanto, acabou tornando-se uma cidade como as demais do Entorno.

Na Cidade Ocidental, a falta de controle na produção do solo urbano acabou criando bairros cujos problemas, advindos da falta de um planejamento adequado, são entraves à gestão do município.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Cidade Ocidental; Crescimento urbano; Parcelamento da terra urbana.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006