IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DE ATIVIDADES FÍSICAS EM GESTANTES
Lenycia de Cassya Lopes Neri 1
Monica Yuri Takito 2
Juliana Aiko Watanabe 3
Maria Helena D’Aquino Benício 4
(1. Bolsista de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP / FSP; 2. Doutoranda do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública - USP; 3. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq - USP/FSP; 4. Orientadora, Profª Drª do Dpto. de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública - USP)
INTRODUÇÃO:
A prática de atividade física vem sendo incentivada por vários organismos internacionais e pelo Ministério da Saúde para toda a população em busca de melhora da saúde e qualidade de vida. Para gestantes, no entanto esta prática embora recomendada ainda não conta com um consenso quanto ao nível e atividades recomendadas. Foram documentados benefícios associados à manutenção da atividade física habitual em gestantes com bom condicionamento prévio. No entanto, dependendo da postura e intensidade está associada a alguns riscos, como por exemplo, prematuridade. Os estudos existentes foram realizados em países desenvolvidos e poucos são os estudos que enfocam a atividade física praticada por gestantes de baixo nível sócio-econômico, como por exemplo, a caminhada intencional. Quando a preocupação é de alcançar grandes grupos populacionais, instrumentos com boa precisão, fácil aplicação e baixo custo são fundamentais. O questionário é um instrumento que oferece dados de duração da atividade, freqüência, intensidade e tipo de atividade. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi validar um questionário de atividade física cotidiana em gestantes clientes de serviços públicos de saúde do Município de São Paulo.
METODOLOGIA:
83 mulheres no segundo trimestre de gestação foram entrevistadas através de um questionário elaborado com base em Wildschut et al, Modifiable Activity Questionnaire (MAQ) e Leisure-Time Physical Activity Questionnaire (LPTA Household Activities). A validação foi realizada com o preenchimento de diário de atividades durante 3 a 7 dias. A reprodutibilidade foi testada com reaplicação do questionário no momento da devolução dos diários (uma semana) e no puerpério imediato. Foram critérios de exclusão do estudo: gestantes com idade inferior a 18 anos ou com morbidade potencialmente associada à alteração da atividade física habitual. Dada a necessidade do preenchimento de diário de atividades físicas, foram também excluídas as gestantes não alfabetizadas. A atividade física foi avaliada de acordo com as atividades realizadas no trabalho (doméstico e fora de casa), no lazer e locomoção; considerando sua intensidade (sedentária, leve, moderada) e o tempo gasto em cada uma delas. A análise estatística foi conduzida utilizando-se coeficiente de correlação intraclasse (CCI), coeficiente kappa e análise de Bland Altman.
RESULTADOS:

Observou-se nas gestantes estudadas uma média de idade de 27 anos, variando de 18 a 33 anos. Em relação à escolaridade, a média de anos de estudo foi de 9,5 anos, o que corresponde a pelo menos o ensino fundamental completo. Mais da metade (53%) das gestantes trabalhava fora de casa, sendo que dois terços destas estava satisfeita com o trabalho. Quando indagadas sobre a modificação da atividade física durante a gestação, a maioria das gestantes (70,6%) referiu ter diminuído sua atividade física. Apenas 3 gestantes (4,5%) referiram aumento da atividade física e um quarto da amostra referiu não ter alterado a atividade física. Com relação ao trabalho doméstico, mais da metade das mulheres (54,4%) contava com auxílio nestas tarefas. A análise de reprodutibilidade mostrou bons resultados com uma semana de intervalo (n=68: kappa entre 0,29 e 0,76) e no pós-parto imediato (n=34: kappa entre 0,41 e 0,70). Os coeficientes de correlação intraclasse situaram-se entre 0,63 e 0,83. As análises de validação com diário de atividades (n=50) resultaram em gráficos (Bland Altman) satisfatórios.

CONCLUSÕES:
O questionário de atividades físicas para gestantes é válido e reprodutível para aplicação em populações com características semelhantes à estudada.
Instituição de fomento: Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: validação; atividade física; gestantes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006