IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada
AS VÍTIMAS ALGOZES DE LOS TRABAJADORES DE LA MUERTE, DE DIAMELA ELTIT
Francieli Cristina Miotto 1
Cecil Jeanine Albert Zinani 2
Salete Rosa Pezzi dos Santos 3
(1. Graduanda do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul / UCS; 2. Doutora em Letras-Literatura Comparada / UFRGS; 3. Mestre em Letras / UFRGS)
INTRODUÇÃO:

O projeto Literatura e História: representações de gênero na Literatura Latino-Americana objetiva investigar a representação da história latino-americana em romances produzidos por escritoras a partir da década de 1980, analisando os elementos que caracterizam uma literatura gendrada e conseguem problematizar a questão da autoridade no discurso patriarcal. Com o propósito de desenvolver uma análise comparativa entre a história evidenciada nas obras e a história oficial, o estudo de obras de escritoras contemporâneas da América Latina possibilitará tanto conhecer a história não contada como perceber o processo de constituição da identidade feminina através de múltiplas vozes, pela pluralidade de perspectivas que se apresentam. A investigação de obras representativas da diversidade hispano-americana e as relações entre literatura e realidade da América Latina são relevantes para a ampliação dos estudos críticos sobre gênero e história, e possibilitam verificar a representação da história através da literatura.


METODOLOGIA:

Na fase inicial da pesquisa foi realizada a revisão bibliográfica sobre gênero e literatura de modo a poder caracterizar e conceituar gênero social e investigar a representação da categoria gênero na literatura, a fim de organizar o referencial teórico e analítico e estabelecer a estratégia comparativa que norteará a análise das obras. Na etapa atual está sendo realizada a leitura das obras que compõem o corpus selecionado, tal como Los trabajadores de la muerte, de Diamela Eltit, e analisada a representação da história e constituição da identidade feminina. Verificando as relações entre produção simbólica e espaço, está sendo investigado como a literatura produzida por mulheres problematiza aspectos da história da América Latina e questiona o discurso tradicional. A discussão dos resultados será encaminhada para publicação.

RESULTADOS:

Os estudos possibilitaram o desenvolvimento de assuntos como: a) categoria gênero e gênero e literatura, uma vez que é com a categoria gênero que passam a ser investigadas as diferenças que marcam tanto a produção quanto a recepção de textos literários realizados por mulheres e homens, ou seja, o modo pelo qual a atividade literária está marcada pelas diferenças de gênero; b) crítica feminista, orientada pelos princípios da especificidade, uma crítica de feição feminista procura responder a perguntas diferentes suscitadas pelo texto, uma vez que faz emergir vozes que não tinham presença no discurso científico tradicional; c) literatura latino-americana, pois, dessa maneira, verifica-se que a representação da mulher na literatura e sua representatividade no tecido social e na ação política torna-se relevante para que, através do diálogo ficcional entre os mitos e a história, sejam examinadas as contradições que configuram o perfil da identidade feminina. Assim, os tópicos trabalhados fundamentaram a organização da estratégia analítica utilizada no estudo da obra Los trabajadores de la muerte, de Diamela Eltit.


CONCLUSÕES:

Na análise da obra Los trabajadores de la muerte, de Diamela Eltit, pode-se estabelecer um diálogo com enigmas próprios de mitos gregos, como a história de Medéia e a de Édipo, quando a autora mostra as agressões sofridas por sujeitos subordinados, considerados inferiores, que lutam para conquistar um espaço próprio. Assim, através da análise da obra, pode-se perceber, em relação aos objetivos gerais da pesquisa, que há uma revisão da história da nação, por meio de uma narrativa de ruptura. Essa ruptura se concretiza através de seu conteúdo, uma vez que a história é contada na perspectiva de personagens subalternos, subvertendo o discurso tradicional, já que as personagens ganham voz e desabafam, descrevendo seus sofrimentos e abusos; e pela linguagem e forma de escrita utilizada, já que recupera elementos de uma peça teatral. No entanto, pode-se perceber que a atitude da personagem feminina, frente à história narrada, mostra que, por mais que ela lute por um espaço e por uma identidade, pelo desejo de contar a sua história, ela ainda mantém idéias e conceitos tradicionais.


Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: representação da mulher; literatura latino-americana; dominação patriarcal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006