IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
EDUTEC - A PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: UMA EXPERIÊNCIA BASEADA NAS ÁREAS DO DESIGN E DA EDUCAÇÃO NA 7º SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DA UNIVILLE
Adriana da Veiga 1
Cristala Athanázio Buschle 1
João Eduardo Chagas Sobral 2
José Francisco Pelegrino Xavier 2
Marli Teresinha Everling 2
Rosa Maria Inigo 3
(1. Departamento de Letras / UNIVILLE; 2. Departamento de Design / UNIVILLE; 3. Artes / Colégio da UNIVILLE)
INTRODUÇÃO:

Com a intenção de contribuir para o enriquecimento e aproveitamento da educação brasileira, o projeto Edutec-A Prática Pedagógica Interdisciplinar: Uma Experiência Baseada nas Áreas do Design e da Educação na 7º Série do Ensino Fundamental do Colégio da Univille- buscou introduzir noções de tecnologia na educação através de práticas pedagógicas interdisciplinares baseadas no design e na vivência de experiências educacionais que contemplem o pensamento criativo, a autonomia e a formação de estudantes críticos, participantes ativos do processo de aprendizagem.Para tanto realizou-se inicialmente uma pesquisa exploratória sobre o assunto em âmbito nacional e internacional.

Considerou-se que o acelerado desenvolvimento tecnológico levou para dentro dos lares uma enorme variedade de objetos técnicos, aparelhos eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos, sinalizando uma “nova era”, provocando mudanças sociais, econômicas e educacionais.A leitura dos manuais de uso, informações técnicas, exigem do sujeito uma capacidade de compreensão além da formação convencional.A linguagem torna-se assim uma ferramenta essencial, pois é através dela que o sujeito constrói o conhecimento, significando as informações trazidas pela tecnologia.

Através da aplicação do projeto pressupõe-se que houve aquisição de estratégias de conhecimentos que possibilitaram ao estudante a sua preparação para uma interação satisfatória com as mudanças tecnológicas, cada vez mais rápidas e usuais no mundo contemporâneo.
METODOLOGIA:

Para a realização deste projeto, formou-se uma equipe multidisciplinar com profissionais da área da Educação e do Design, visando introduzir e analisar uma atividade em educação tecnológica através da elaboração e animação de um desenho que tinha como tema o meio ambiente.

Propôs-se uma pesquisa de campo, permitindo a coleta e a análise de dados da realidade. Para tanto, optou-se por convidar estudantes da 7ª série do Colégio da UNIVILLE a participarem do projeto Edutec através de uma oficina de animação oferecida de 15 a 19 de agosto de 2005 no laboratório de design da UNIVILLE. A oficina totalizou 20 horas/aula e 19 estudantes a freqüentaram.

Para a avaliação da oficina foram utilizadas as ferramentas propostas pela Educação Tecnológica: o portfólio (registro, análise, seleção e reflexão das produções mais significativas) e o processofólio (registro de todos os momentos do projeto, desde o planejamento inicial até a auto-avaliação).

As atividades da oficina, bem como os objetivos da aplicação desta, foram apresentadas através de um cronograma no primeiro dia da oficina. No desenvolvimento das animações, os estudantes aprenderam a criar roteiro, preparar storyboard, ilustrar os desenhos por processos manuais e digitais, produzir animações e editar animações. Ao final de cada aula, os estudantes responderam questões do processofólio no computador, utilizando pastas com os respectivos nomes das equipes para organizar suas respostas e os trabalhos desenvolvidos a cada dia.
RESULTADOS:

Neste estudo, a análise foi desenvolvida no decorrer do projeto através da coleta dos portfólios e processofólios elaborados pelos alunos.

De acordo com a proposta de aprendizagem colaborativa, no primeiro dia,os 19 estudantes dividiram-se em equipes.Notou-se que a maioria se agrupou de acordo com a amizade mantida em sala de aula.A primeira atividade proposta foi a escolha do nome da equipe,relacionado com o tema Meio Ambiente.Surgiram as equipes: Baleias,Topeiras,Tartarugas,Suricates e Anêmonas.

Durante esse estudo,por meio da aprendizagem cooperativa,os estudantes se envolveram e trouxeram materiais sobre meio ambiente.Percebeu-se que no trabalho em equipe, onde ocorreram as trocas mais efetivas, os estudantes tiveram progressos notórios.Com isso, foi possível observar ao final do projeto o amadurecimento na questão de trabalho em equipe. Assim,atingiram-se resultados como:

· Modelo de ambiente virtual de aprendizagem destinado à organização do portfólio e do processofólio;

· Aprendizagem de conceitos sobre noções tecnológicas, através da experimentação das tecnologias de desenho e animação;

· Aprendizagem colaborativa estimulando o respeito, a discussão e a participação de todos os integrantes nas decisões das equipes;

· Aquisição de estratégias de conhecimento permitindo aos estudantes irem além do mundo tal como estão acostumados representar e tal como lhe costumam apresentar;

· Formação de grupo de pesquisa na prática interdisciplinar como suporte para a educação tecnológica.

CONCLUSÕES:

Neste projeto, os professores tiveram a oportunidade de testar atividades de educação tecnológica na prática. As contribuições no ensino-aprendizagem foram incontáveis. Os estudantes trabalharam com atividades diversas e interdisciplinares, integrando as disciplinas. Eles participaram de um processo ativo que os integrou a um contexto significativo.

Os estudantes desenvolveram habilidades de planejamento, desenho, enredo, argumentação, criatividade, análise, síntese e reflexão.Eles melhoraram suas habilidades de escrita através da composição das idéias, fatos e opiniões e através do processo de criação que um escritor enfrenta na elaboração de um enredo.

Acredita-se que, com a introdução das noções tecnológicas no processo de ensino, ampliar-se-iam os meios de aprendizagem do estudante, proporcionando maior segurança, condições de analisar e criticar formas e imagens visuais e contribuindo para o desenvolvimento integral das pessoas.Este seria capaz de reconhecer sinais de orientação, de segurança e de comunicação com maior eficiência e teria maior facilidade em se relacionar com os sistemas de informação desenhados pelo homem.

A educação tecnológica é uma forma de organizar o conhecimento escolar,validando a interdisciplinaridade e a real participação dos estudantes, tornando-se uma saída para melhorar a educação. E assim, preparando-os para consumir essas novas tecnologias de forma mais consciente e também permitir que eles sejam os futuros elaboradores de novas tecnologias.

Instituição de fomento: UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação Tecnológica; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Teorias Educacionais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006