G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
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EDUTEC - A PRÁTICA PEDAGÓGICA
INTERDISCIPLINAR: UMA EXPERIÊNCIA BASEADA NAS ÁREAS DO DESIGN E DA EDUCAÇÃO NA
7º SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DA UNIVILLE |
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Adriana da Veiga 1 |
Cristala Athanázio Buschle 1 |
João Eduardo Chagas Sobral 2 |
José Francisco Pelegrino Xavier 2 |
Marli Teresinha Everling 2 |
Rosa Maria Inigo 3 |
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(1. Departamento de Letras / UNIVILLE; 2. Departamento de Design / UNIVILLE; 3. Artes / Colégio da UNIVILLE) |
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INTRODUÇÃO: |
Através da aplicação do projeto pressupõe-se que houve aquisição de estratégias de conhecimentos que possibilitaram ao estudante a sua preparação para uma interação satisfatória com as mudanças tecnológicas, cada vez mais rápidas e usuais no mundo contemporâneo. |
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METODOLOGIA: |
Para a realização deste projeto, formou-se uma equipe multidisciplinar com profissionais da área da Educação e do Design, visando introduzir e analisar uma atividade em educação tecnológica através da elaboração e animação de um desenho que tinha como tema o meio ambiente.
Propôs-se uma pesquisa de campo, permitindo a coleta e a análise de dados da realidade. Para tanto, optou-se por convidar estudantes da 7ª série do Colégio da UNIVILLE a participarem do projeto Edutec através de uma oficina de animação oferecida de 15 a 19 de agosto de 2005 no laboratório de design da UNIVILLE. A oficina totalizou 20 horas/aula e 19 estudantes a freqüentaram.
Para a avaliação da oficina foram utilizadas as ferramentas propostas pela Educação Tecnológica: o portfólio (registro, análise, seleção e reflexão das produções mais significativas) e o processofólio (registro de todos os momentos do projeto, desde o planejamento inicial até a auto-avaliação). As atividades da oficina, bem como os objetivos da aplicação desta, foram apresentadas através de um cronograma no primeiro dia da oficina. No desenvolvimento das animações, os estudantes aprenderam a criar roteiro, preparar storyboard, ilustrar os desenhos por processos manuais e digitais, produzir animações e editar animações. Ao final de cada aula, os estudantes responderam questões do processofólio no computador, utilizando pastas com os respectivos nomes das equipes para organizar suas respostas e os trabalhos desenvolvidos a cada dia. |
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RESULTADOS: |
Neste estudo, a análise foi desenvolvida no decorrer do projeto através da coleta dos portfólios e processofólios elaborados pelos alunos.
De acordo com a proposta de aprendizagem colaborativa, no primeiro dia,os 19 estudantes dividiram-se em equipes.Notou-se que a maioria se agrupou de acordo com a amizade mantida em sala de aula.A primeira atividade proposta foi a escolha do nome da equipe,relacionado com o tema Meio Ambiente.Surgiram as equipes: Baleias,Topeiras,Tartarugas,Suricates e Anêmonas.
Durante esse estudo,por meio da aprendizagem cooperativa,os estudantes se envolveram e trouxeram materiais sobre meio ambiente.Percebeu-se que no trabalho em equipe, onde ocorreram as trocas mais efetivas, os estudantes tiveram progressos notórios.Com isso, foi possível observar ao final do projeto o amadurecimento na questão de trabalho em equipe. Assim,atingiram-se resultados como:
· Modelo de ambiente virtual de aprendizagem destinado à organização do portfólio e do processofólio;
· Aprendizagem de conceitos sobre noções tecnológicas, através da experimentação das tecnologias de desenho e animação;
· Aprendizagem colaborativa estimulando o respeito, a discussão e a participação de todos os integrantes nas decisões das equipes;
· Aquisição de estratégias de conhecimento permitindo aos estudantes irem além do mundo tal como estão acostumados representar e tal como lhe costumam apresentar;
· Formação de grupo de pesquisa na prática interdisciplinar como suporte para a educação tecnológica. |
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CONCLUSÕES: |
Neste projeto, os professores tiveram a oportunidade de testar atividades de educação tecnológica na prática. As contribuições no ensino-aprendizagem foram incontáveis. Os estudantes trabalharam com atividades diversas e interdisciplinares, integrando as disciplinas. Eles participaram de um processo ativo que os integrou a um contexto significativo.
Os estudantes desenvolveram habilidades de planejamento, desenho, enredo, argumentação, criatividade, análise, síntese e reflexão.Eles melhoraram suas habilidades de escrita através da composição das idéias, fatos e opiniões e através do processo de criação que um escritor enfrenta na elaboração de um enredo.
Acredita-se que, com a introdução das noções tecnológicas no processo de ensino, ampliar-se-iam os meios de aprendizagem do estudante, proporcionando maior segurança, condições de analisar e criticar formas e imagens visuais e contribuindo para o desenvolvimento integral das pessoas.Este seria capaz de reconhecer sinais de orientação, de segurança e de comunicação com maior eficiência e teria maior facilidade em se relacionar com os sistemas de informação desenhados pelo homem.
A educação tecnológica é uma forma de organizar o conhecimento escolar,validando a interdisciplinaridade e a real participação dos estudantes, tornando-se uma saída para melhorar a educação. E assim, preparando-os para consumir essas novas tecnologias de forma mais consciente e também permitir que eles sejam os futuros elaboradores de novas tecnologias. |
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Instituição de fomento: UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: Educação Tecnológica; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Teorias Educacionais. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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