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B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
Uso do Cone Africano na Classificação dos Solos da Suíte Intrusiva Tabuleiro
Ismael Medeiros 1
Rafael Augusto dos Reis Higashi 2
(1. Lab. de Estruturas e Solos , Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL; 2. Prof. Orientador , Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL)
INTRODUÇÃO:

A vasta abundância de solos lateríticos despertou a importância econômica quanto a sua utilização em obras de pavimentação, pois conforme OLIVEIRA (1998), os serviços de pavimentação de vias de baixo volume, são as que mais oneram os cofres públicos. A partir da utilização mais generalizada do ensaio de California Bearing Ratio (CBR), observou-se à elevada capacidade de suporte apresentada pelos materiais lateríticos, chegando a superar os valores encontrados nos materiais tradicionais. Com o intuito de simplificar e agilizar o processo de controle de compactação melhorando assim a qualidade dos serviços realizados pretende-se difundir o uso do DCP (Dynamic Cone Penetrometer) para o controle das camadas compactadas utilizadas nas obras de pavimentação da região. Para tal, foram realizados ensaios de caracterização visando a determinação das características básicas dos solos, e ensaios de DCP e CBR objetivando a determinação de parâmetros de resistência, de modo a correlacionar os resultados geotécnicos obtidos em laboratório e campo do solo compactado, com o comportamento dos solos indeformados originados pela Suíte Intrusiva Tabuleiro, obtendo-se assim, maior discretização em termos de espessura das camadas e respectivas capacidades de suporte.

METODOLOGIA:

O município foi dividido em 12 unidades geotécnicas de forma à obter-se conhecimentos geomecânicos abrangente dos solos futuramente solicitados pela mancha urbana do município. Para a caracterização geotécnica das áreas de estudos, foram utilizados ensaios tradicionais para a caracterização dos solos tais como granulometria, MCT (Miniatura Compactado Tropical), Densidade Real das Partículas, Limites de Atterberg, Teor de umidade, entre outros. Os ensaios de CBR foram realizados de acordo com a norma DNR-DPT-M49/64, sendo que o mesmo é amplamente utilizado no Brasil, e seus resultados são subsídios primordiais para o dimensionamento de vias. A partir de uma dada correlação com os índices de penetração (DCP), torna-se possível à determinação de valores de CBR “in situ”. Como auxílio, uma ferramenta de Sistema de Informações Geográficas (SIG) foi utilizada, georreferenciando todos os pontos de coleta, viabilizando a análise espacial das áreas de estudo bem como suas respectivas distâncias e representatividade.

RESULTADOS:

Através dos ensaios de classificação MCT, constatou-se que os solos constituintes de cada ponto, não possuem comportamento laterítico, apresentando em sua maioria classificação HRB A-7-5, baixa expansão e boa resistência no estado compactado. A partir dos resultados dos ensaios de DCP e CBR, um conjunto de pontos (DCP;CBR) passa então a ser definido por uma linha de tendência. Através de recursos estatísticos, as correlações passam a ser apresentadas sob forma de sentenças matemáticas e cujo coeficiente de determinação R2 (regressão linear), traduz o quanto a reta de regressão fica bem determinada em função da correlação entre os pontos experimentais. Auxiliado por um Software de Sistema de Informações Geográficas, o município foi devidamente mapeado de forma a cobrir a maior área possível dentro dos limites políticos, determinando as zonas de influência dos respectivos solos através do processo de vetorização.

CONCLUSÕES:

Esta pesquisa abrange principalmente solos residuais oriundos das elevações graníticas do município. Estes por sua vez, possuem na maioria das amostras, um bom comportamento geomecânico do ponto de vista de obras viárias, apresentando entre outras características, baixa expansão e excelente resistência compactada. O uso do DCP mostra-se vantajoso principalmente pela rapidez, agilidade e baixo custo, além de não apresentar características destrutivas às camadas do pavimento. Este estudo permite compreender melhor o comportamento dos solos residuais de granito do município, já que os mesmos são de elevada ocorrência em nossa região. Com isto, permite-se somar esforços, experiências e resultados, aumentando a conquista da tecnologia nacional, esperando-se contribuir com o sistema de engenharia através do uso do ensaio de DCP como prática corrente.

Instituição de fomento: Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Compactação; Solos Residuais; Correlações.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006