H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera |
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PROCESSO COLABORATIVO: DRAMATURGIA E MOBILIDADE SÍGNICA |
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Thaíse Luciane Nardim 1 |
Maria Lúcia Levy Candeias 1 |
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(1. Universidade Estadual de Campinas) |
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INTRODUÇÃO: |
Processo colaborativo é um procedimento de criação cênica em que todos os agentes envolvidos têm liberdade propositiva na construção do espetáculo que se diferencia da criação coletiva por manter a estruturação em funções especializadas (direção, cenografia, sonoplastia etc), sendo aquele que está enquadrado em uma função o responsável por selecionar, organizar e sintetizar as propostas que surgirem no decorrer do processo.
Através da observação da construção de um espetáculo através do uso do processo colaborativo, com a utilização do “depoimento pessoal” como dispositivo gerador, este estudo procura analisar o estatuto do signo teatral nas diferentes fases da criação, sob o ponto de vista do dramaturgo.
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METODOLOGIA: |
A pesquisadora coletou os dados através da participação como dramaturga dentro do processo de construção do espetáculo “De quando me chamavam por esse mesmo nome”. Foram realizados quarenta e um encontros, no período que foi de agosto/2004 a maio/2005, que estiveram distribuídos em três fases: Levantamento de material, direcionamento da temática e estruturação dramatúrgica. Após esse período, foi realizada uma análise semiótica do processo, que teve por base as categorias propostas pela semiótica pierceana, na leitura da semioticista Lúcia Santaella. |
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RESULTADOS: |
Durante o levantamento de material, a colaboratividade proporcionou uma grande quantidade de signos visuais, enquanto o teor dionisíaco do depoimento pessoal garantia mais visualidade que verbalização. Na fase de direcionamento da temática e seleção de material, notou-se que a releitura de formas e conteúdos revelava novas referencialidades, trazendo ressignificação. Já na estruturação dramatúrgica, a visualidade dos signos impôs-se como fator operatório, instaurando a narrativa da encenação em oposição a uma dramaturgia linear. |
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CONCLUSÕES: |
A movimentação dos signos dentro do processo é regida pelas características operatórias de cada experiência em particular atuando como fator determinante na linguagem da obra construída. |
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Instituição de fomento: CNPq
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: Dramaturgia; Processos criativos (processo colaborativo); Semiótica teatral. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |