IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal

ESTUDO ANATÔMICO DE 8 ESPÉCIES AMAZÔNICAS

Raquel Álvares Leão 1
Vera Teresinha Rauber Coradin 2
(1. Universidade de Brasília; 2. Laboratório de Produtos Florestais - LPF/IBAMA)
INTRODUÇÃO:

A identificação de uma espécie é passo fundamental para qualquer outro estudo que se pretende fazer sobre a mesma. A análise anatômica é ferramenta necessária para sus identificação. O estudo aprofundado da anatomia de madeiras da amazônica se faz necessário para que se possa conhecer e explorar o potencial econômico de novas espécies. O objetivo do trabalho consiste em descrever os caracteres gerais, macroscópicos e microscópicos de 8 espécies amazônicas para incorporar ao banco de dados do LPF.

METODOLOGIA:

Foram selecionadas 8 espécies da região de Buriticupu (MA) e da Floresta Nacional do Jamari (RO). Foram preparados corpos de prova orientados nos planos transversal, longitudinal radial e longitudinal tangencial para análise dos caracteres gerais e macroscópicos. Destes foram obtidos cortes histológico usados na confecção de lâminas permanentes para análise microscópica. As contagens, mensurações, obtenção de fotomacro e fotomicrografias foram realizadas no software IMAGE-PRO PLUS 4.5.

RESULTADOS:

Foram definidos caracteres gerais, macroscópicos e microscópicos para cada espécie, com suas respectivas fotomacro e fotomicrografias.

CONCLUSÕES:

As espécies amazônicas apresentam grande diversidade anatômica, fazendo necessários estudos mais aprofundados para que se conheçam melhor as espécies e seus usos.

 

Instituição de fomento: LPF/IBAMA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: madeiras da Amazônia; caracteres anatômicos; descrição anatômica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006