IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 8. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto

PRODUTOS AMBIENTALMENTE AMIGÁVEIS: O DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCOVA-DENTAL A PARTIR DE POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS

Lia Carolina Delmonego 1
Priscila Valente 1
Ana Paula Testa Pezzin 2
João Eduardo Chagas Sobral 1
Marli Teresinha Everling 1
Palova Santos Balzer  3
(1. Departamento de Design, Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE; 2. Departamento de Engenharia Ambient, Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE; 3. Departamento de Química Industrial, Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho visa descrever os resultados obtidos, em design, por uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores das áreas de Design, Química Industrial e Engenharia da Produção Mecânica da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). A formação desta equipe, visava o desenvolvimento de produtos a partir de conhecimentos gerados pelo grupo de pesquisa em ‘Materiais poliméricos’ vinculado à mesma universidade, que vinha examinando e sintetizando a classe de polímeros bacterianos denominada polihidroxialcanoatos (PHAs). Em 2003, foi conduzida a primeira fase do projeto com o financiamento da UNIVILLE. Durante esta fase, os principais objetivos foram (1) identificar produtos já existentes no mercado, cujos materiais pudessem ser substituídos por polímeros biodegradáveis e, (2) desenvolver o produto selecionado e identificar a blenda (mistura de polímeros) mais adequada aos requisitos do produto. Na segunda etapa, em 2004 e 2005, com o financiamento da FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), pretendeu-se atingir os seguintes objetivos: (1) Melhoria do desenho da escova dental, (2) a modificação das propriedades dos polímeros biodegradáveis existentes para atender as especificações do desenho proposto, (3) o estudo da viabilidade da produção em escala industrial, e, (4) a condução do processo de registro de desenho industrial da escova dental junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

METODOLOGIA:

As atividades da equipe do design podem ser divididas em duas fases. A primeira fase conduzida em 2003 compreendeu a concepção, análise e desenvolvimento de uma alternativa viável de escova-dental e contou com a participação de dois bolsistas do Design e uma voluntária que deixaram o projeto ao final desta fase. A segunda fase, conduzida entre 2004 e 2005, focalizou a avaliação do modelo proposto e o registro de desenho industrial; o projeto contou com a participação de quatro estagiárias bolsistas e uma estagiária voluntária. Os procedimentos metodológicas usados compreenderam: levantamento de dados sobre escovas dentais a partir das perspectivas odontológica e industrial, análise estrutural, análise funcional, análise de uso, análise morfológica, geração de alternativas, elaboração e avaliação da alternativa final e seu detalhamento. Com a obtenção da forma da escova-dental foram realizadas reuniões semanais com o representante de um escritório de marcas e patentes para o registro de desenho industrial encaminhado em março de 2006.

RESULTADOS:

Os resultados de impacto científico, tecnológico e econômico alcançados foram: o projeto de uma escova-dental desenvolvida a partir de polímeros biodegradáveis com viabilidade de produção em escala industrial e o registro de desenho industrial. O resultado de impacto social foi o estabelecimento de parcerias com uma empresa da região e com outra Universidade (a UDESC) para o desenvolvimento deste produto. A escova-dental em sua forma, envolve conceitos relacionados a amigabilidade com o usuário, amigabilidade com o meio-ambiente, além de possibilitar seu uso como acessório, facilitando assim seu transporte. Entretanto, devido ao processo de registro do desenho industrial não será possível oferecer maiores detalhes sobre a sua forma.

CONCLUSÕES:

A identificação da escova-dental como produto cujo material pudesse ser substituído por polímeros biodegradáveis, na fase inicial do projeto, permitiu que boa parte do cronograma fosse direcionada para o desenvolvimento da forma da escova dental. Esse tempo foi essencial para que seu desenho final contemplasse conceitos relacionados ao meio ambiente, ao uso, a tranportabilidade e a originalidade. A partir das características formais da esova-dental foi sugerida a composição polimérica baseada na blenda de P(3HB)/PCL (70/30). O desenvolvimento da escova dental ainda motivou a formação de uma equipe de pesquisadores, com o apoio de órgãos de pesquisa para a investigação acerca da a reação de bactérias da flora oral com o material escolhido para a confecção da nova escova dental.

Instituição de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC)/Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Escova-dental; Equipe multidisciplinar; Meio ambiente.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006