IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 3. Citologia e Biologia Celular
ESTUDO ULTRA-ESTRUTURAL DO ESPERMATOZÓIDE DO GÊNERO Oplurus (IGUANIA, OPLURIDAE)
Larissa Dias da Cunha  1
Gustavo Henrique Calazans Vieira  2
Guarino Rinaldi Colli  2
Sônia Nair Báo  1
(1. Departamento de Biologia Celular / UnB; 2. Departamento de Zoologia / UnB)
INTRODUÇÃO:

Iguania representa um grupo monofilético de lagartos cujas relações filogenéticas ainda são mal compreendidas (D.R. Frost & R. Etheridge, Misc. Publ. Mus. Nat. Hist. Univ. Kansas 81 (1989) 1-65; D.R. Frost, R. Etheridge, D. Janies & T.A. Titus, Am. Mus. Novit. 3343 (2001) 1-38). A ultra-estrutura de espermatozóide tem sido amplamente utilizada como um conjunto de caracteres com sinal filogenético significativo em estudos recentes de filogenia, portanto, nesse trabalho, descreve-se a ultra-estrutura do espermatozóide de lagartos da família Opluridae visando contribuir para análises futuras de Iguania. 

METODOLOGIA:
Foi analisada a ultra-estrutura do espermatozóide de Oplurus cyclurus e O. cuvieri. Os epidídimos foram fixados overnight a 4ºC em solução 2% glutaraldeído, 2% paraformaldeído e 3% sacarose em tampão cacodilato de sódio 0,1M pH 7,2. Os espécimes foram lavados em tampão cacodilato de sódio 0,1M pH 7,2 e pós-fixados por 1 hora em tetróxido de ósmio 1%, ferricianeto de potássio 0,8% e 5mM de cloreto de cálcio em tampão cacodilato de sódio 0,1M pH 7,2. O material foi desidratado em uma série crescente de acetona (30%-100%) e incluído em resina Spurr. Cortes ultrafinos foram contrastados com acetato de uranila e citrato de chumbo e observados em microscópio eletrônico de transmissão JEOL 1011.
RESULTADOS:
Os caracteres do espermatozóide de Oplurus cyclurus e O. cuvieri são semelhantes o suficiente para serem descritos simultaneamente. O espermatozóide é filiforme e dividido em cabeça, peça intermediária e cauda. O complexo acrossomal consiste da vesícula acrossômica e do cone subacrossomal. A vesícula acrossômica possui uma depressão na sua porção anterior e é dividida em córtex e medula. Distingue-se um único perforatório interior à medula, sem modificação basal. Na porção anterior do cone subacrossomal há o espaço unilateral elétron-lucente adjacente a uma projeção lateral da vesícula. O espaço epinuclear elétron-lucente separa o rostro nuclear do acrossoma; há lacunas no núcleo homogêneo. Na peça intermediária, há o material pericentriolar e o axonema possui o arranjo 9+2 de microtúbulos ligados às fibras acessórias e circundados pela bainha fibrosa. As fibras acessórias 3 e 8 são mais largas, dissociadas de seus microtúbulos e presentes na porção anterior da peça principal. As mitocôndrias são sinuosas, com cristas lineares e extremidades arredondadas em corte longitudinal; em corte transversal, possuem um formato trapezoidal. As mitocôndrias e os corpos densos formam quatro conjuntos de anéis intercalados; o fim da peça intermediária é marcado pelo ânulus triangular. A peça principal é composta pela membrana plasmática, pela bainha fibrosa e pelo axonema. Na peça final não há bainha fibrosa e os microtúbulos aparecem desorganizados na porção posterior.
CONCLUSÕES:
O espermatozóide de Oplurus possui as sinapomorfias de Squamata e de Iguania e semelhanças com o espermatozóide de Iguanidae e de Tropiduridae. Oplurus e Iguana iguana apresentam vesícula acrossômica dividida em córtex e medula e quatro anéis de corpos densos. Oplurus e Tropidurus apresentam espaço unilateral elétron-lucente e lacunas nucleares. Nas três famílias as fibras 3 e 8 estão presentes na peça principal.
Instituição de fomento: Capes, CNPq, Finatec, Finep
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: espermatozóide; ultra-estrutura; Iguania.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006