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G. Ciências Humanas - 5. História - 2. História do Brasil
A IMAGEM DA ALEMANHA NA IMPRENSA BRASILEIRA, 1939
Ana Maria Neris Alves 1
(1. Departamento de História, Universidade de Brasília - UnB)
INTRODUÇÃO:

O propósito do trabalho é identificar e analisar as notícias sobre a Alemanha no Jornal do Commercio no ano de 1939. Partiu-se das seguintes perguntas de pesquisa:

  • Nos meses que antecederam a Segunda Guerra Mundial, o que um jornal brasileiro de circulação nacional e fazedor de opinião noticiava sobre a Alemanha?

  • A realidade da guerra eminente se sobrepõe aos acontecimentos e dados pertinentes às relações bilaterais teuto-brasileiras?

  • Qual a imagem que se pode “construir” da Alemanha a partir das informações, dados, opiniões veiculadas pelo jornal em epígrafe?

Vale ressaltar que durante o período em que a pesquisa foi focalizada, a imprensa no Brasil da ditadura varguista estava sob os ditames da censura do DIP.

Um objetivo secundário da pesquisa vem a ser a investigação do papel da Alemanha para a política nacional-desenvolvimentista de Vargas, a partir dos dados levantados nas notícias do jornal.

METODOLOGIA:
Foi feito um levantamento minucioso das notícias veiculadas pelo jornal. Para tanto, pesquisou-se todas as edições diárias daquele periódico, mês a mês, constantes do acervo da hemeroteca do Senado Federal. As notícias identificadas foram fotocopiadas. Posteriormente, processou-se uma leitura analítica e redigiu-se sinopses sobre as mesmas. Paralelamente fez-se um levantamento e conseqüentemente revisão bibliográfica sobre o tema da pesquisa – tanto dos aspectos teóricos, metodológicos como de conteúdo. O entendimento do tema foi instrumentalizado pela leitura bibliográfica, no contato com o periódico e os contextos históricos – nacionais e internacionais. As matérias da fonte de imprensa foram contrapostas às informações bibliográficas. Partiu-se, portando, dos pressupostos de uma análise dialógica ao considerar os argumentos e informações não só das fontes de imprensa, como também das bibliográficas.
RESULTADOS:
Elaborou-se alguns quadros estatísticos com os dados das notícias identificadas e analisadas. Ao todo o material coletado perfaz uma quantidade de 792 notícias diversas (notas, editorial, reportagem etc). Desse total 787 pode-se dizer que eram informativas e apenas 5 opinativas. As notícias eram retransmissões do que Agências Internacionais enviavam notadamente de Berlim, Praga, Roma, Londres, Varsóvia e Paris. Quanto à temática das notícias averiguou-se que 72,5% informavam sobre a Alemanha nazista no cenário mundial; 2% sobre as relações bilaterais Brasil-Alemanha e 25,5% sobre outros assuntos. A análise dessa massa de informação permite dizer que a Alemanha é tema recorrente no periódico em tela. O que é veiculado abrange um leque de assuntos variados e não prioriza as relações bilaterais. Relativo as nossas indagações preliminares o material analisado sugere que a Alemanha é retratada como uma grande potência, nem sempre de forma crítica.
CONCLUSÕES:
O exame do conteúdo das matérias levantadas no jornal em pauta revela a importância que se dá à Alemanha e o significado que a mesma tinha no cenário nacional. O cotejo dessas informações com dados da bibliografia permite concluir que as posições das informações com do periódico, a par de serem muitas vezes calcadas em dados pontuais, nem sempre se coadunam com as da bibliografia. Por fim, a partir da análise da nossa fonte principal é possível inferir que a Alemanha desfruta de uma imagem muito mais correlacionada com sua condição de potência econômica mundial do que de um país belicoso que deflagrará a guerra que se avizinha.
Instituição de fomento: CNPq/PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Relação Brasil-Alemanha; Imprensa Brasileira; 1939.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006