A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática |
|
Laboratório Didático On-Line |
|
Patrícia Andréia Schlittler 1 |
Vanessa Poleto da Silva Nunes 1 |
Tiago Stölben Klaus 1 |
Liane Teresinha Wendling Roos 1 |
Lecy Nedy Kothe 1 |
|
(1. Universidade de Santa Cruz do Sul) |
|
|
INTRODUÇÃO: |
Este resumo apresenta resultados parciais de um projeto de extensão que iniciou em 2004, no Centro de Ciências da Universidade de Santa Cruz do Sul - RS. Envolvendo diferentes áreas do conhecimento, o projeto com o tema “Produção e Avaliação de Materiais Didático-Pedagógicos” tem como objetivo geral dar apoio didático-científico à comunidade docente e discente, nas áreas de Biologia, Matemática, Física e Química através da disponibilização de materiais e roteiros didáticos-pedagógicos em uma homepage. |
|
METODOLOGIA: |
Em 2004 foram realizados estudos investigativos, com professores de Biologia, Matemática e Física, para levantar dificuldades apresentadas pelos mesmos quanto ao planejamento de sua prática pedagógica, no período de 2000-2004, visando à busca de alternativas, novas tecnologias e métodos voltados a uma aprendizagem significativa. Com a realização do levantamento quantitativo, qualitativo em referenciais bibliográficos e eletrônicos sobre recursos didático-pedagógicos existentes e utilizados nas disciplinas citadas anteriormente, bem como da produção e da implementação de materiais didático-pedagógicos nas referidas áreas buscou-se elaborar e estruturar uma homepage que, inicialmente, foi testada pelos integrantes do projeto. Em 2005 a homepage foi reestruturada, padronizada e acrescida de novos materiais e roteiros didático-pedagógicos, bem como parcialmente avaliada por acadêmicos, professores e formadores de professores observando critérios de seriação, conteúdo, metodologia, técnicas e procedimentos. Além disso, foram planejadas e elaboradas atividades destinadas as séries iniciais do Ensino Fundamental para serem inseridas na homepage. Para 2006 estão previstas atividades de educação continuada para divulgação e avaliação da homepage, bem como constante atualização da mesma. |
|
RESULTADOS: |
Em 2004 foram realizados estudos investigativos, com professores de Biologia, Matemática e Física, para levantar dificuldades apresentadas pelos mesmos quanto ao planejamento de sua prática pedagógica, no período de 2000-2004, visando à busca de alternativas, novas tecnologias e métodos voltados a uma aprendizagem significativa. Com a realização do levantamento quantitativo, qualitativo em referenciais bibliográficos e eletrônicos sobre recursos didático-pedagógicos existentes e utilizados nas disciplinas citadas anteriormente, bem como da produção e da implementação de materiais didático-pedagógicos nas referidas áreas buscou-se elaborar e estruturar uma homepage que, inicialmente, foi testada pelos integrantes do projeto. Em 2005 a homepage foi reestruturada, padronizada e acrescida de novos materiais e roteiros didático-pedagógicos, bem como parcialmente avaliada por acadêmicos, professores e formadores de professores observando critérios de seriação, conteúdo, metodologia, técnicas e procedimentos. Além disso, foram planejadas e elaboradas atividades destinadas as séries iniciais do Ensino Fundamental para serem inseridas na homepage. Para 2006 estão previstas atividades de educação continuada para divulgação e avaliação da homepage, bem como constante atualização da mesma. |
|
CONCLUSÕES: |
O projeto continua em andamento no Centro de Ciências da Universidade de Santa Cruz do Sul e acredita-se que em breve a homepage estará no ar. Com o trabalho já realizado pode-se concluir que a disponibilização de uma homepage com materiais didático-pedagógicos trará benefícios para a comunidade docente e discente, visto que na avaliação parcial da mesma obtivemos resultados satisfatórios. Sendo assim, o trabalho continuará na busca de novos materiais e atividades que mostrem que a matemática é um conhecimento vivo e dinâmico, fazendo a inter-relação de conceitos matemáticos com situações contextualizadas para que os mesmos sejam percebidos, administrados e utilizados pelos alunos. |
|
Instituição de fomento: Universidade de Santa Cruz do Sul
|
|
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave: homepage; materiais didático-pedagógicos; Matemática. |
|
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
|