IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 3. Toxicologia
PRÉ-TRATAMENTO DO LEITE PARA A PESQUISA DE FENOBARBITAL
Marcos Francisco Pereira Lobrigatte 1
Adma Soraia Serea Kassem 1
Ivy Polônia Dornelles Flores 1
Carla Brugin Marek 1
Ana Maria Itinose 1
(1. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, PR )
INTRODUÇÃO:

O crescimento saudável é alcançado com uma alimentação adequada. Na fase inicial da vida o leite humano é o alimento que reúne as características nutricionais ideais, com balanceamento adequado de nutrientes, além de permitir inúmeros benefícios imunológicos e psicológicos. Porém, apesar de todas essas vantagens, alguns estudos revelam reduzida taxa de amamentação materna em nosso meio e em outros países. Dentre os fatores relacionados com a suspensão do aleitamento materno, a exposição dos lactentes à medicação materna pode contribuir para a diminuição da amamentação, somado ao fato de que, ainda, pouco se conhece sobre os efeitos colaterais destes medicamentos excretados pelo leite materno.

METODOLOGIA:

Os medicamentos e seus metabólitos encontram-se no leite em baixa concentração, o que dificulta a sua quantificação, sendo necessários equipamentos e metodologias sensíveis como a cromatografia gasosa e a cromatografia líquida de alta performance. Estudos para a pesquisa de medicamentos em leite humano, através de cromatografia em camada delgada (CCD), tem se mostrado adequado para a pesquisa de diazepam, bromazepam e amitriptilina. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo experimental utilizando a cromatografia em camada delgada para a pesquisa de fenobarbital em leite humano. As placas para cromatografia foram preparadas com sílica gel 60 GF254 e a solução padrão de fenobarbital (100 mg/dL) foi preparada a partir da dissolução do sal em metanol. O líquido extrator foi o diclorometano-isopropanol (9:1), a fase móvel utilizada foi o clorofórmio-acetona (4:1) e o revelador empregado foi o sulfato de mercúrio seguido de difenilcarbazona.

RESULTADOS:

Estudos feitos com o padrão de fenobarbital serviram como uma referência para as etapas de extração e recuperação do medicamento a partir do leite materno. As amostras de leite foram submetidas a uma desproteinização com ácido tricloroacético; a hidrólises ácidas com ácido clorídrico e ácido sulfúrico e solução de ácido acético glacial e álcool etílico. Entretanto, os resultados obtidos não foram satisfatórios quanto ao rendimento do processo de extração, tendo a recuperação do fenobarbital adicionado ao leite, obtido valores inferiores a 50%

CONCLUSÕES:

Há a necessidade de se conhecer mais detalhadamente as variáveis presentes no leite materno que podem interferir no processo de liberação do fenobarbital, já que não houve a recuperação do medicamento quando adicionado ao leite. Outras alternativas, como por exemplo a hidrólise enzimática, deverão ser testadas.

Instituição de fomento: UNIOESTE/Curso de Farmácia/Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: fenobarbital; leite materno; toxicologia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006