IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 1. Ética
O SIGNIFICADO DOS VALORES NA ÉTICA RACIOVITALISTA DE ORTEGA Y GASSET
Fernanda de Araújo Melo 1
(1. Universidade Federal de São João del-Rei / UFSJ)
INTRODUÇÃO:

A referida pesquisa tem como objetivo investigar o significado dos valores na ética raciovitalista de Ortega y Gasset. Em sua formulação teórica, Ortega assume como ponto de partida de suas reflexões o envolvimento do homem com a sua circunstância. Segundo ele, viver é escolher, dentro das inúmeras possibilidades que a circunstância apresenta, aquela que se aproxima da espontaneidade mais íntima de cada um. A questão dos valores é um tema importante da ética raciovitalista, porque as escolhas que temos que fazer a todo instante, pautam-se nos valores.

METODOLOGIA:

Utilizamos o método de abordagem histórico e analítico, através do qual procuramos localizar temporalmente a reflexão orteguiana para, em seguida, acompanhar o tratamento dado aos valores nas obras referentes à pesquisa. O método de procedimento adotado foi o bibliográfico com as seguintes fases: 1) Levantamento bibliográfico e elaboração do fichário bibliográfico; 2) Leitura do material levantado e elaboração do fichário de leitura.

RESULTADOS:

Em sua ética raciovitalista, Ortega estabelece o seguinte problema: para compreender o homem e sua realidade é preciso colocar a vida no centro da investigação. Porque é na vida que se manifestam todas as formas de experiência do real. As demais realidades, para que signifiquem algo, tem que aparecerem e se manifestarem em minha vida. Segundo ele, eu sou o que eu faço com as coisas da minha circunstância e o que me acontece. Dentre as várias possibilidades que a circunstância apresenta, eu tenho que escolher esta ou aquela possibilidade e justificar, antes de mais nada, para mim mesmo, o motivo dessa escolha. Decorre daí que a vida humana, que é uma escolha justificada, é responsabilidade moral. Na ética raciovitalista, o traço que identifica um homem moral é o de dar conscientemente sua vida por algo, à um projeto vital, sendo fiel a sua íntima e original espontaneidade. É a partir da relação insuperável do homem com o mundo que Ortega analisa as questões concernentes ao problema do valor.

CONCLUSÕES:

O ponto de partida para entender a axiologia orteguiana encontra-se na interpretação objetiva dos valores. Ortega entende que os valores estão presentes nos objetos, independentes do que nutrimos com relação à eles. Apreender o valor é avaliá-lo, é realizar uma estimativa dos objetos. Assim, se em algum momento não se identifica um valor presente nos objetos, é porque não se realizou uma estimativa deles. Na ética raciovitalista, o traço que identifica o homem moral, o maior valor, é se entregar à sua íntima e original espontaneidade. Entregar-se a um projeto vital, a uma vocação, sendo fiel a si mesmo, é característico do ato moral em sua plenitude. Daí, podemos concluir que o significado dos valores na ética raciovitalista está diretamente relacionada com uma interpretação objetiva dos valores, com a experiência moral e com a espontaneidade vital. A meditação ética de nosso tempo deve enfrentar tais questões para entender o que é a vida do homem.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Raciovitalismo; Circunstância; Valor.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006