IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 7. Etnologia Indígena

AUTO-IMAGEM DAS SOCIEDADES INDÍGENAS E CIBERESPAÇO

Glaucia Maria Paschoal 1
(1. PUC - Faculdade de Ciências Sociais - Departamento de Antropologia)
INTRODUÇÃO:

O levantamento da expressão da auto-imagem indígena na Internet revelou um universo de grande riqueza cultural e política. A Internet hoje tem um papel de extrema importância acerca da propagação da imagem, do momento jornalístico e informativo, principalmente considerando que não há barreiras físicas ou geográficas para limitar a disseminação das informações.

METODOLOGIA:

O desenvolvimento inicial deste trabalho foi feito através do site de busca Google, utilizando palavras chaves como "associações indígenas", organizações indígenas", "movimento indigena" entre outras relacionadas ao tema. A busca também foi feita por nome dos povos: Guarani, Baniwa, Yanomami, etc. Após esta primeira etapa, os próprios sites encontrados elencavam novos sites, formando uma rede de informação. Além desta forma de levantamento, a pesquisa esteve respaldada tanto em leituras indicadas pela orientadora, como também no material colhido nos sites.

RESULTADOS:

Organizados e respaldados em associações, organizações e listas de discussão, o propósito dos grupos indígenas que estão conectados na rede mundial é sempre fortalecer o seu povo, como também entrar em contato com outros grupos, o que faz fortalecer todo o movimento indígena. Os sites além de apresentarem as culturas e tradições, revelam a existência de uma forte articulação política, tanto entre os povos brasileiros como nas outras sociedades indígenas latino-americanas, aspecto este que fortalece a imagem dos povos indígenas entre eles e para a sociedade branca, seja nos temas referentes à questão da terra, seja referente a saúde, educação ou o respeito aos povos.

CONCLUSÕES:

Esta pesquisa pode demonstrar como a Internet propicia o contato entre grupos de uma mesma etnia, favorecendo uma inter-relação, como também a troca de informações entre os grupos. Muitas vezes a mídia convencional apresenta apenas informativos fragmentados, descontinuados e com interesses alheios a questão indígena. Hoje as sociedades indígenas são as protagonistas de suas reivindicações e tem papéis sociais e atividades muito assertivas para a preservação de sua imagem, símbolo e história, e o ciberespaço é um facilitador para esta propagação. Sendo assim, a Internet é uma ferramenta que permite uma crescente participação das sociedades indígenas, expressando por eles próprios suas reivindicações socio-político-culturais e favorecendo uma maior visibilidade acerca da questão indígena.

Instituição de fomento: CEPE - PUC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: sociedades indígenas; auto-imagem indígena; internet.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006