IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil

ACERVO, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA: uma história de Vitória da Conquista resgatando as fontes documentais.

Fabiana Marinho de Novaes 1
Fabíola Pereira de Araújo 1
Avanete Pereira Sousa 1, 2
Adriana Marinho Santos Novaes 1
(1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB; 2. Orientadora)
INTRODUÇÃO:

Os arquivos documentais são, por excelência, instrumentos inerentes à construção e reconstrução do conhecimento em suas mais diversas áreas. A identificação, organização e disponibilização de fontes documentais presentes nestes arquivos de natureza e características variadas têm sido os responsáveis pelos avanços da ciência histórica no Brasil nos últimos anos. Iniciativas como essas têm feito com que velhos e novos temas sejam revisitados sob novas perspectivas de análise. No que se refere à história de Vitória de Conquista, movimento semelhante tem acontecido no Arquivo Público Municipal. A iniciativa de investir cada vez mais na identificação de patrimônio, fontes e acervos documentais tem contribuído de forma a revelar novos aspectos e nuances da história e memória social da cidade.

METODOLOGIA:

Partindo da leitura do material bibliográfico específico, segue-se um planejamento regular para estabelecer as linhas norteadoras para a identificação das instituições-memória, suas fontes e acervos documentais. Identificadas às instituições-memória, segue-se o arrolamento inicial de seus acervos documentais num espaço e tempo delimitados. Com a identificação e análise minuciosa desses documentos, são destacadas suas características tipológicas facilitando o trabalho do pesquisador. De posse desse material, estes são catalogados e organizados num banco de dados que são disponibilizados através da mídia eletrônica para a comunidade científica e o público em geral.

RESULTADOS:

1)Identificação de organismos e instituições-memória de caráter público e privado, detentores de acervos documentais no âmbito da cidade. 2)Análise das fontes documentais identificadas destacando suas principais características tipológicas 3)Elaboração de instrumentos de catalogação/referência/informação sobre as fontes documentais. 4)Inventários de coleções de fundos documentais com potencialidades para a pesquisa. 5) Disponibilização à comunidade científica e o público em geral dos dados sobre as reais possibilidades de estudo e elucidação da história da cidade.

CONCLUSÕES:

Sendo os arquivos documentais detentores da guarda e custódia de fundos documentais valorosos para o resgate da História, sua identificação é de suma importância no que se refere à história local e regional. O trabalho de pesquisa realizado no Arquivo Público Municipal de Vitória da Conquista foi se desenvolvendo ao tempo em que conseguiu demonstrar o quanto é importante essa iniciativa. A identificação e análises de fontes e acervos documentais no Arquivo Público possibilitaram a elaboração de inventários de coleções e fundos documentais seguidos de suas catalogação. A documentação catalogada e organizada num banco de dados foi posta a disponiblização da comunidade científica e o público em geral, vindo a confirmar a importância do trabalho desenvolvido e as possibilidades de novas perspectivas de pesquisas sobre a história da cidade.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Arquivo; Documento; Memória.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006