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C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
Avaliação de escolares via WWW (World Wide Web)
Luane Natalle 1
Elizeu Coutinho de Macedo 2
(1. Aluna de Graduação, Universidade Presbiteriana Mackenzie / UPM; 2. Prof. Dr., Orientador, Universidade Presbiteriana Mackenzie / UPM)
INTRODUÇÃO:

O desenvolvimento da Internet e o uso de instrumentos computadorizados como ferramentas pedagógicas possibilitaram criar programas de ensino e avaliação de habilidades acadêmicas à distância. A Internoet permite avaliar simultaneamente, de maneira precisa, um vasto número de habilidades de um grande número de pessoas distribuídas num vasto território, e obter os resultados em tempo real; tudo a um custo muito baixo. Dentre as desvantagens no uso da Internet destacam-se a necessidade de recursos tecnológicos nem sempre universalmente acessíveis, a ansiedade gerada no contexto de aplicação e a falta de familiaridade com o computador, principalmente por indivíduos de nível socioeconômico e cultural baixos. No entanto, nos últimos anos, o número de computadores nas escolas brasileiras tem aumentado de modo significativo e o acesso à Internet tem sido garantido. Dados do ProInfo revelam que, em 2002, existiam 400 mil computadores nas escolas públicas e particulares, com metade deles permitindo acesso à Internet. O objetivo do presente trabalho foi verificar a funcionalidade da aplicação de uma Bateria de Avaliação de Leitura e Escrita para Internet (BALS On-line). A bateria é composta por sete testes, sendo que cada um deles avalia componentes específicos de leitura ou escrita.

METODOLOGIA:
Participantes:
Foram avaliadas 412 crianças de escolas públicas e particulares
Instrumentos:
A Bateria de Avaliação de Leitura e Escrita (BALE-ON), composta por cinco testes: Teste de Compreensão de Leitura Silenciosa (TECOLESI), Teste de Nomeação de Figuras por Escolha de Palavra Escrita (TENOFEP), Teste de Compreensão de Sentença Escrita (TCSE), Teste de Compreensão de Sentença Falada (TCSF), Teste de Nomeação de Figura Escrita (TENOFE). A bateria de avaliação BALE on-line foi desenvolvida utilizando Macromedia Flash MX®, a linguagem de programação PHP (Hypertext Preprocessor) e a base de dados MySQLTM. A bateria foi desenvolvida com o objetivo de avaliar habilidades de leitura e escrita em escolares, que estejam cursando o Ensino Fundamental através da Internet (
www.reabcognitiva.com.br), porém com acesso restrito por meio de senha.
RESULTADOS:

A análise de variância do escore total como função da série escolar revelou efeito significativo da série F (4,408) = 54,983, p<0,000). A pontuação média no teste aumentou em função da série escolar. Análises post hoc indicaram diferença significativa entre todas as séries, exceto entre a 3a e 4a série. Em termos de detecção correta das malformações ortográficas e semânticas em função do grupo de palavras, o teste t de medidas repetidas (p<0,001) revelou que o grau de dificuldade dos grupos variou, das mais fáceis para as mais difíceis na seguinte ordem: PE>VS>CR>VV>CI=VF>PH. A ordem decrescente do poder de discriminação dos itens foi: VSpost hoc (p<0,05). Analisando a distribuição de acertos nos subtestes computadorizados e comparando a distribuição de acertos de 1000 leitores ouvintes de 1a a 3a série, foi encontrado que o padrão de escore na versão computadorizada. Embora o padrão de escore tenha sido similar, a pontuação na versão computadorizada foi em média de 0,69 pontos, sendo as maiores discrepâncias observadas para VF (1,25) e VV (0,77).

CONCLUSÕES:

A ausência de qualquer tipo de processamento de leitura é revelada por falha em obter pontuação significativamente acima do acaso no subteste com itens do tipo PE, isto é, por falha em rejeitar apropriadamente pseudopalavras estranhas que não têm qualquer semelhança, quer de natureza visual, quer de natureza fonológica, com palavras reais que fazem parte do léxico da Língua Portuguesa. Não foi observado para nenhuma das séries leitura no nível meramente logográfico, com falta de processamento perilexical de decodificação, pois não foi observada falha em obter pontuação significativamente acima do acaso no subteste com itens do tipo VV. A leitura no nível meramente perilexical, com falta de acesso ao léxico ortográfico, é revelada por falha em obter pontuação significativamente acima do acaso no subteste com itens do tipo PH, isto é, por falha em rejeitar pseudopalavras homófonas; e é, também, revelada por falha em obter pontuação significativamente acima do acaso no subteste com itens do tipo CI, isto é, por falha em aceitar palavras corretas irregulares, as quais só podem ser lidas pela leitura lexical de reconhecimento das formas ortográficas. Tais expectativas foram efetivamente confirmadas no presente estudo pelas crianças da 3a série do EI, sendo que a freqüência de acertos no subteste com itens do tipo CI foi no nível do acaso e no subteste com itens do tipo PH a freqüência de erros foi até maior do que esperado ao acaso.

Instituição de fomento: PIBIC Mackenzie
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: avaliação cognitiva; Internet; dificuldade de aprendizagem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006