IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica

EMPRESAS FAMILIARES EM MARINGÁ E REGIÃO: ESTUDOS DE CASO.

Lucas Ignatius Nogueira 1
Hilka Pelizza Vier Machado 2
(1. Graduando do Departamento de Administração / UEM; 2. Orientadora Dra. do Departamento de Administração / UEM)
INTRODUÇÃO:

O objetivo principal deste estudo baseia-se na análise da sucessão em quatro empresas familiares de Maringá, Paraná, a fim de compreender esse processo em empresas locais. O estudo de caso, de natureza qualitativa, foi o método de investigação escolhido por permitir uma análise mais detalhada do objeto estudado. O porte, tempo de existência e fase de transição da sucessão foram os critérios utilizados para a escolha das empresas. Diferentes culturas, formas de organização entre outros aspectos individuais foram os resultados obtidos que, quando considerados em conjunto colaboram para demonstrar a importância de estudos sobre processos sucessórios em empresas familiares, especificamente no Estado do Paraná por possuir um elevado número de empresas deste tipo, criadas na década de 60 e que hoje estão em fase de sucessão. Este resumo encontra-se estruturado em metodologia, onde será apresentado o método da pesquisa, resultados, com a exposição dos dados obtidos e conclusões, contendo a análise dos dados encontrados.

METODOLOGIA:
Com o interesse de se conhecer as empresas familiares: suas histórias, ações de sucesso, relacionamentos familiares, trato com clientes/funcionários e casos de sucessão, o método que se apresentou mais eficaz foi o de natureza qualitativa, mais especificamente o estudo de caso, por permitir uma compreensão mais abrangente do objeto estudado. O estudo de caso, segundo Yin (2001, 32), “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos”. Observações e outras técnicas qualitativas foram utilizadas para coleta de dados. Os casos foram escolhidos tendo como critério quatro empresas que se diferenciassem pelo setor que atuam, que estejam, pelo menos, em fase de transição para a segunda geração de sucessores e que existam há mais de 15 anos. Dentre as alternativas existentes na região selecionamos as empresas com os seguintes nomes fictícios: “Meriva, Restaurante Itália, Paulo Pães e Produtos Elétricos Grudtner”. Uma visita às empresas pesquisadas foi realizada para se conhecer o ambiente, a organização, atividades e relacionamento interno dos familiares antes de iniciar as entrevistas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas e com uso de questionários semi-estruturados com fundadores, sucessores, funcionários e clientes. A entrevistas, depois de transcritas e analisadas, constituíram a base deste estudo.
RESULTADOS:

O primeiro estudo trata-se do grupo “Meriva”, formado em 1963 para atender o mercado madeireiro nacional. Na década de 70, ocorreu o ingresso no mercado de papel, expandido-se em outros pontos do país. O fundador tem um filho e uma filha, porém, apenas o sucessor participa ativamente dos negócios. O segundo estudo analisa o processo de sucessão no “Restaurante Itália” fundado em 1956 no sistema à-la-carte por um imigrante italiano. Em 1980 o fundador foi vítima de um acidente automobilístico, assim, os dois filhos, que ajudavam o pai desde os 14 e 15 anos, o sucederam na empresa. Transcorridos mais de 24 anos de sucessão, os sucessores mantêm a mesma estratégia do sucedido preservando a qualidade dos pratos e fornecendo um atendimento personalizado. Na terceira empresa, dois irmãos, com 20 e 10 anos de idade trabalharam juntos na formação da empresa desde 1948. A “Grudtner Produtos Elétricos” emprega hoje mais de 1200 funcionários distribuídos em escritórios comerciais e representantes no Brasil e no mundo. Esta empresa envolveu os filhos e filhas dos sucedidos, sendo que eles possuem autonomia no desempenho de suas funções e contam com o aconselhamento e acompanhamento dos sucedidos. A última empresa, “Paulo Pães”, foi fundada em 1987, na época trabalhavam na empresa o fundador, a esposa e os três filhos, os herdeiros deixaram os empregos anteriores para administrarem a empresa juntamente com o pai. Atualmente a empresa conta com 92 funcionários distribuídos em 2 lojas.

CONCLUSÕES:
As empresas familiares não se diferenciam das demais empresas pelo porte, mas, principalmente, pela cultura e identidade (MACHADO, 2003). Os casos estudados demonstram essa afirmação, bem como, a de Davel (2003), para quem a convivência familiar é responsável pela interiorização de valores e padrões de conduta, tais como: o empenho, a dedicação, o senso de dever e de responsabilidade, a perseverança e o desejo de fazer sempre melhor. Nos casos estudados, encontram-se diferentes culturas, formas de organização das empresas entre outros aspectos que, quando considerados em conjunto, colaboraram para demonstrar a importância de estudos sobre processos sucessórios em empresas familiares, ainda mais no Estado do Paraná, que possui um elevado número de empresas deste tipo criadas na década de 60 e que hoje estão em processo de sucessão. O objetivo principal deste estudo foi alcançado, uma vez que se identificou características individuais nas quatro empresas estudadas, para isso foi preciso sobrepor algumas dificuldades tais como conseguir anuência e tempo para as entrevistas, com os fundadores, funcionários e clientes.
Instituição de fomento: CNPq/UEM
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Organizações Familiares; Sucessão Familiar; Empresas Familiares.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006