IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
O NARRADOR AUTODIEGÉTICO PRESENTE EM CONTOS DE TUTAMÉIA (TERCEIRAS ESTÓRIAS)
Marina Ambrozio Galindo 1
(1. Centro de Letras e Ciências Humanas/CCH/UEL)
INTRODUÇÃO:
Tutaméia (Terceiras Estórias) (1967), última obra organizada por João Guimarães Rosa (1908-1967), é composta de quarenta contos e quatro prefácios, emaranhados entre os contos.Dentre eles, apenas sete apresentam seus narradores como protagonistas da ação que contam: “Antiperipléia”, “Curtamão”, “Esses Lopes”, “Rebimba, o bom”, “Se eu seria personagem”, “Tapiiraiauara” e “Uai, eu?”. Esta pesquisa visa o estudo deste tipo particular de narrador inserido nestes contos do volume, tendo como base estudos teóricos da área de narratologia.
METODOLOGIA:
Optou-se, neste trabalho, pela teoria narratológica desenvolvida por Gerard Genette em Discours du récit (1972) onde o autor trata diretamente do narrador e suas particularidades, sendo que, neste estudo, o foco está voltado para um tipo especial: o narrador autodiegético, característico por participar como protagonista da estória contada. Diferente do narrador homodiegético, que ocupa posição secundária na diegese, atuando apenas como testemunha dos fatos, tal narrador não apenas observa e narra a estória, mas é parte ativa da ação e nela desempenha papel decisivo. Este estudo visa a compreensão da teoria elaborada por Genette e, posterior a isso, a aplicação de tal teoria nos contos rosianos citados acima, buscando maior compreensão da obra como um todo, usando para isso, a voz de seus narradores.
RESULTADOS:
Através da leitura dos contos e da compreensão doa teoria, foi possível perceber de forma mais abrangente a diegese do conto e o uiniverso que o abrange. Esta contribuição não restringe-se a estes contos selecionados no trabalho, pelo contrário, abrage grande parte da obra de Rosa que utiliza-se deste tipo de narrador para compor e narrar suas estórias.
CONCLUSÕES:
Conclui-se do trabalho realizado neste projeto, que os estudos do narrador na obra de Rosa deixam de ser estudos específicos e passam a contribuir para a compreensão da obra de forma geral, que ultrapassam os limites do volume e dizem respeito à obra do escritor como um todo.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: João Guimarães Rosa; Conto; Narratologia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006