IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes

ATHOS DE BRASÍLIA

Maria Amélia Agripino 1
Yacy Ara Froner Gonçalves 1
(1. Universidade Federal de Uberlândia)
INTRODUÇÃO:

Brasília é sem dúvida uma das mais famosas e admiradas cidades projetadas do mundo; o contorno de seus edifícios dotados de linhas leves e sinuosas provoca admiração em seus visitantes que, muitas vezes, não têm idéia da profusão artística que os espera.

Seu panorama urbano é composto de grandes espaços abertos que foram ocupados por obras arquitetônicas de grande impacto; há também, um número grande de obras de arte, distribuídas por toda a cidade. Obras como A Justiça (Alfredo Ceschiatti, 1961) e Os Guerreiros (Bruno Giorgi, 1959) localizadas na Praça dos Três Poderes; Meteoro (Bruno Giorgi, 1967), localizado no Espelho d´água do Palácio do Itamaraty; Os Anjos (Alfredo Ceschiatti, 1970), Os Evangelistas (Alfredo Ceschiatti, 1970); e os vitrais (Marianne Peretti, 1990), localizadas na Catedral; os relevos das paredes externas do Teatro Nacional (Athos Bulcão, 1966) e várias outras dão a impressão de que a cidade é um imenso museu a céu aberto.

Desta forma, a capital federal, interage de forma harmônica com a obra do artista plástico, símbolo da cidade, Athos Bulcão.

O artista atuou de forma ímpar na cidade, fazendo com que seu trabalho fosse absorvido pela atmosfera urbana e se faz necessário na justa medida, tanto pela grandeza de sua obra, quanto pela importância de seu trabalho para Brasília.

Dentre seus trabalhos, os painéis de azulejos se destacam, pois são dotados de elementos que marcam suas composições: o grafismo, a modulação e a influência da Arte Concreta.
METODOLOGIA:

Os estudos foram iniciados com a verificação da bibliografia selecionada. Portanto, foi realizada uma pesquisa teórica tendo em vista a discussão com uma visão crítica a respeito das referências aqui mencionadas.

Foi necessário estabelecer relações entre as obras de Athos Bulcão que se pretende analisar e a história do Brasil, na década de 50 e 60; o panorama artístico nacional daquela época e também os movimentos internacionais.

A investigação do objeto de estudo se deu de forma mais clara a partir das pesquisas de campo. Estas visaram o levantamento de dados e ainda proporcionaram um contato mais próximo com o objeto.

O registro fotográfico das obras também foi de grande valia, pois desta forma, foi estabelecido um contato mais íntimo com as obras estudadas e conseqüentemente a análise do projeto se deu de forma intensa. 

Será feita uma análise formal – percepção imediata – das fontes primárias, os painéis de azulejos definidos na pesquisa, considerando questões como: cor, luz, planos, modelagem fechada/modelagem aberta, simetria, equilíbrio, contornos, geometrização, repetição etc, e suas referências com o espaço e o edifício em que está projetado. Esta leitura será fundamentada em alguns estudos e pesquisas da Gestalt.

Diante destas considerações,  a análise proposta das obras selecionadas será realizada através do vértice dos métodos citados, partindo do formalismo para se chegar à percepção do objeto, amparada pelas leis da Gestalt.

RESULTADOS:

De acordo com o que foi descrito neste estudo, verificou-se uma influência da arte concreta na obra de Athos, onde a seriação e a reflexão em torno da forma marcam os trabalhos selecionados. Assim,  pode-se dizer que foi verificado nestas obras uma clara influência do movimento, pois, como já foi dito, a produção de Athos Bulcão foi marcada por experimentações, o que fez com que seu trabalho não se limitasse a nenhuma corrente estética ou estilística.

Os painéis analisados são dotados de elementos que exploram a capacidade sensorial do espectador, atribuindo à fruição da obra um estado não apenas intuitivo, mas carregado de mensagens visuais, amparadas pela teoria da Forma, a Gestalt.

A partir da leitura das obras, foram  verificados alguns contrastes e também conexões entre o painel de azulejos da Igrejinha de Fátima e os azulejos dos banheiros do Parque da Cidade, sendo que os contrastes estão principalmente na estruturação das obras e a conexão no caráter revolucionário, de levar a arte até o povo, e ainda na perfeita integração desses trabalhos com o espaço onde estão inseridos.
CONCLUSÕES:

O estudo foi de grande importância para mim, como pesquisadora, pois me ajudou a aprofundar meu olhar diante das obras, e a estabelecer recortes nos objetos, pois estas ações são de grande importância para uma pesquisa.

O olhar aprofundado para as obras de Athos Bulcão fez com que fosse estabelecida uma intimidade com estas, que me permitiu uma reflexão espontânea e linear destas, facilitando o cumprimento deste trabalho.

Como foi dito, desde o inicio da pesquisa foram feitos vários recortes, isto me ajudou a entender o procedimento de uma pesquisa científica, pois é preciso se ter em mente que um grande conjunto de objetos, muitas das vezes, pode desfocar e prejudicar o trabalho.

Diante disso, a pesquisa está sendo concluída com a certeza de que o trabalho de Athos Bulcão tem muitas direções a serem exploradas. É preciso valorizar e divulgar seu trabalho, pois o artista soube como ninguém atribuir à sua obra esse caráter plural e que permite estudos repletos de opções, prontas para serem descobertas e explorados por mim em outros trabalhos, e também por novos pesquisadores.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Athos Bulcão; Arte Concreta; Painel de Azulejo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006