F. Ciências Sociais Aplicadas - 8. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto |
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PROJETO DE AEROMODELO PARA COMPETIÇÃO |
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Cristiano Corrêa Ferreira 1 |
Liliane Marquardt 1 |
Egon Vettorazzi 2 |
Evandro José da Silva 2 |
Tiago Theisen 2 |
Vagner de Oliveira 2 |
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(1. Mestre / Orientador – Depto. de Enga., Arq. e Ciências Agrárias/UNISC; 2. Depto. de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias/UNISC) |
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INTRODUÇÃO: |
O trabalho proposto faz parte de uma pesquisa que visa desenvolver, construir e ensaiar um aeromodelo não tripulado e guiado por rádio controle, que transporte o máximo de carga útil. Este aeromodelo deve cumprir as regras de uma competição que se realiza anualmente - a SAE Brasil Aerodesign -, bem como estimular o desenvolvimento de trabalhos práticos na área de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo através do envolvimento de professores e alunos da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
Esta pesquisa oportunizou a realização de um trabalho inteiramente inédito na instituição, formando uma equipe determinada a buscar o aperfeiçoamento contínuo nesta área. As atividades oportunizam que estudantes e professores exercitem atividades que usualmente não fazem parte dos currículos acadêmicos e que são importantes para o desenvolvimento de pesquisa e para a formação profissional.
A competição Aerodesign é realizada anualmente em São José dos Campos e norteou todas as etapas de desenvolvimento dos projetos, protótipos e aeronave para competição, pois é necessário cumprir todas as exigências propostas pelo seu regulamento. |
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METODOLOGIA: |
Os métodos adotados para o desenvolvimento do projeto tiveram como parâmetro inicial atender ao regulamento SAE Brasil Aerodesign 2005, cuja avaliação foi submetido.
Após as discussões com o grupo de pesquisadores, pesquisa bibliográfica teórica, análise de aeromodelos já existentes e com base em cálculos preliminares de aerodinâmica, iniciou-se o desenvolvimento do projeto através de dimensionamentos e desenhos esquemáticos que sintetizam os estudos do grupo e as exigências normativas. Através dos cálculos aerodinâmicos buscou-se viabilizar a eficácia da teoria em estudo com a máxima sustentação do aeromodelo.
Posteriormente ao dimensionamento, o projeto foi expresso graficamente em duas e três dimensões, o que facilitou e otimizou as etapas de construção, prevendo a manutenção e reduzindo os custos do produto final. Para representação gráfica das vistas ortográficas, cortes, perspectivas e detalhamentos, foram utilizados softwares específicos como Solidworks 2005 para visualização tridimensional, Auto CAD 2004 para trabalho com precisão em duas dimensões e Corel Draw 11 para programação visual e acabamento gráfico.A identidade visual da equipe foi desenvolvida em conformidade com o conceito formal do aeromodelo e com a utilização do software Corel Draw 11. A identidade visual engloba criação da logomarca, diagramação das pranchas, utilização de cores e elementos gráficos no aeromodelo, organização do relatório, confecção de camisetas e adesivos. |
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RESULTADOS: |
Pode-se mencionar que grande parte do protótipo foi construído com peças fabricadas nos laboratórios da própria universidade (UNISC), agregando aprendizado e conhecimento técnico de processos construtivos. A fabricação de peças possibilitou maior liberdade projetual e precisão na sua reprodução, valorizando as características volumétricas. A personalização do aeromodelo conferiu um caráter único, de design e acabamento estético diferenciado. Para a manufatura de peças utilizou-se fibra de vidro, nylon, aço, madeira balsa, alumínio e compensado.
Outro importante resultado alcançado foi o alto valor de sustentação que o aeromodelo obteve, fato este constatado pela facilidade com que o protótipo levantou vôo.
Todas as etapas previstas na competição foram cumpridas com êxito: elaboração de relatório justificativo; apresentação dos desenhos técnicos do projeto; apresentação oral; testes de segurança e competição de vôo.
O trabalho desenvolvido é amplamente divulgado através da participação em congressos e feiras de universidades da região, despertando interesse e partilhando conhecimento com acadêmicos e com a comunidade em geral. Cabe ressaltar a apresentação nos seminários das seguintes universidades: UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul); UNIVATES (Centro Universitário) e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). A divulgação do projeto também aconteceu em eventos regionais como na Oktoberfest 2005 realizada em Santa Cruz do Sul - RS. |
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CONCLUSÕES: |
Ao finalizar o projeto, considera-se que todos os objetivos propostos foram alcançados com êxito, tendo a equipe cumprido as etapas previstas no prazo determinado.
A pesquisa sobre aerodinâmica, materiais, projeto e a construção possibilitou implantar uma nova área de investigação científica na universidade e uma forma de aplicação prática dos conteúdos curriculares.
Pode-se, também, perceber que as atividades práticas desenvolvidas possibilitaram o diagnóstico de aspectos projetuais que dificilmente são considerados na teoria e que agregam conhecimento e aplicabilidade na construção e desenvolvimento do projeto.
Entre outros fatores, podemos destacar que a contribuição de membros da equipe oriundos de diferentes áreas da engenharia e da arquitetura facilitou a execução de tarefas distintas, enriquecendo o conhecimento do grupo e aperfeiçoando o produto final.
Esse período de trabalho também apontou vários itens que devem ser avaliados para aperfeiçoar o desempenho do aeromodelo. Tais itens se referem à importância de um projeto simples para facilitar a execução e manutenção, a necessidade de ensaios contínuos com protótipos a fim de identificar e solucionar possíveis problemas e o estudo aprofundado de materiais e métodos produtivos, minimizando o tempo desprendido para execução das tarefas e aumentando a qualidade do produto. |
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Instituição de fomento: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: Aeromodelo; Projeto; Competição. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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