IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa

O UNIVERSO MASCULINO E SUAS REPRESENTAÇÕES

Fernanda Marchesim Leite 1
Maria Inês Ghilardi Lucena 1
(1. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o gênero masculino e suas representações na mídia impressa, neste início de século, em que as mulheres ocupam, cada vez mais, espaços sociais antes destinados aos homens. Os estudos sobre gênero – masculino e feminino – têm dado contribuição para o estudo do ser humano, do mundo em que vivemos e dos valores que regem a conduta humana. Esta pesquisa, além de contribuir para a compreensão do texto jornalístico e de sua relação com a linguagem, objetiva contribuir para o aprimoramento do senso crítico dos leitores envolvidos. O comportamento masculino, que durante séculos brilhou como padrão, atualmente tornou-se alvo de olhares atentos e passou a interessar pesquisadores de diversas áreas.

METODOLOGIA:

Estudamos o novo homem e a construção de sua imagem em um gênero textual (a carta) publicado em um veículo dedicado à figura masculina. Examinamos as cartas da redação e as cartas dos leitores em doze exemplares (de 2005 a 2006) de uma publicação segmentada, a revista UM – Universo Masculino, da Editora Símbolo, de tiragem mensal, sob o suporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa. Delineamos o perfil do leitor da revista, masculino, por meio da análise da correspondência que envia ao periódico, bem como pelas marcas observadas no diálogo estabelecido com ele nas cartas da redação.

RESULTADOS:

A crise de identidade por que passam os homens, hoje, vai sendo amenizada pela cumplicidade da mídia, pois os homens estão falando de assuntos antes considerados femininos, como beleza e moda, ao mesmo tempo em que expõem suas dúvidas sobre o relacionamento com o sexo oposto. Há, também, aqueles que preferem tratar de assuntos como automóveis e mulheres nuas, mostrando que convivem os dois tipos de modelo masculino: o tradicional e o moderno.

CONCLUSÕES:

Mesmo assim, as características do homem contemporâneo são diferentes em relação às do passado. Hoje, ele é mais sensível e menos autoritário. O universo masculino está repleto de novidades, os homens estão saindo do silêncio sobre seus anseios e interesses e transformando as relações entre os gêneros.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: discurso; gênero; masculino.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006