IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
PERFIL DE GESTANTES DIABÉTICAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS
Dinamara Barreto dos Santos 1
Ivone Maria Martins Salomon 2
Sônia Maria Soares 1
(1. Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais; 2. Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais)
INTRODUÇÃO:

Este estudo é parte do Projeto: Convivendo com o diabetes gestacional: Programa de Assistência Sistematizada à Gestante Diabética, desenvolvido junto ao Serviço Especial de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Ele tem como enfoque  a prevenção do diabetes mellitus tipo 2 nas mulheres acometidas de diabetes gestacional. O Estudo Brasileiro de Diabetes Gestacional, concluído em 1997, revelou que a prevalência do diabetes gestacional em mulheres com mais de 25 anos, atendidas no SUS, é de 7,6%. Com isso, este trabalhou objetivou analisar o perfil das mulheres com diabetes gestacional atendidas no Programa, relacionando-o aos fatores de risco envolvidos com a alteração glicêmica e com os hábitos de vida destas clientes. 

METODOLOGIA:

Os dados foram levantados pela análise de 330 fichas de cadastro e prontuários das mulheres atendidas no Serviço entre 1997 e 2003. Algumas das variáveis analisadas foram: história familiar de diabetes, período de diagnóstico do diabetes, obesidade, uso de insulina, diagnóstico de hipertensão arterial,  presença de filhos ao nascer com mais de 4 kg.

RESULTADOS:
Os resultados mostraram que 68% das mulheres que desenvolveram diabetes gestacional apresentavam história familiar de diabetes, sendo esse diagnóstico no 3º trimestre; que 31% das gestantes tinham sobrepeso e 27% eram obesas; 22% eram fumantes, 23% eram hipertensas e que apenas 42% planejaram a gravidez.
CONCLUSÕES:
Os resultados apontam uma alta prevalência dos fatores de risco para desenvolver o diabetes mellitus tipo 2. Diante disso, observa-se a necessidade de intensificar o acompanhamento de mulheres que já manifestaram o diabetes gestacional, monitorando outros fatores de risco que podem levar ao aparecimento do diabetes. Para atender a esta demanda, o projeto propõe a criação de grupos focais para acompanhamento das mulheres com fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes, possibilitando a discussão de temas relacionados a prevenção do mesmo.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: diabetes mellitus; diabetes gestacional; gestante diabética.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006