IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia

ATIVIDADE CICATRIZANTE, EM ÚLCERAS GÁSTRICAS, DE FRAÇÃO DO LÁTEX DE CARICA CANDAMARCENSIS

José Luiz Nogueira Delfino  1
Miriam Teresa Paz Lopes  1
Carlos Edmundo Salas Bravo  2
Vanessa Jóia de Melo  1
Fernanda de Oliveira Lemos  1
Luciana Maria da Silva Siqueira  1
(1. Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG; 2. Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG)
INTRODUÇÃO:

Nosso grupo tem descrito a participação de císteíno-proteases presentes no látex de Carica candamarcensis, planta natural da costa oeste da América do Sul, em processos fisiológicos de reparação tecidual da planta, bem como demonstrado os efeitos mitogênico e cicatrizante em mamíferos. Com base nas atividades citadas, este trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade cicatrizante de fração semipurificada (P1G10) em úlceras gástricas de ratos.

METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido utilizando ratos Wistar fêmeas, entre 180 - 200 g,  em dois protocolos experimentais. O primeiro avaliou a atividade citoprotetora de P1G10 sobre lesões agudas da mucosa gástrica induzidas por Indometacina (50 mg/Kg). A fração foi administrada por via oral em concentrações entre 0,1 e 100,0 mg/Kg. O segundo baseia-se em um modelo de cicatrização crônica, com indução de úlceras com ácido acético (5 e 10%), que é aplicado diretamente no estômago dos animais. P1G10 foi administrada em doses entre 0,1 e 10 mg/Kg durante oito dias, visando o tratamento. A quantificação de muco, na presença de 10 mg/Kg de P1G10, foi realizada por complexação com Alcian Blue 0,1%, na parede glandular de estômagos submetidos a lesões agudas.
RESULTADOS:
Através do protocolo de indução de lesões agudas foi constatado que P1G10, nas concentrações de 10,0; 1,0 e 0,1mg/Kg, reduziu os índices de lesão em torno de 67%, 58% e 34%, respectivamente. A dose de 10 mg/Kg da fração revelou índices similares a medicamentos de referência (Ranitidina - 100 mg/Kg e Omeprazol - 10 mg/Kg). A quantificação de muco mostrou que os estômagos tratados com a fração (10 mg/Kg) possuíam 22% mais muco que os controles não submetidos ao tratamento. O modelo de indução de úlceras crônicas com ácido acético demonstrou que a fração, na concentração de 10 mg/Kg, foi capaz de reduzir aproximadamente 64% no índice de ulceração em relação ao controle; a avaliação comparativa com medicamentos de referência mostrou similaridade nos índices de ulceração dos grupos tratados (P1G10, Ranitidina e Omeprazol). Anova One Way, Dunnet, p< 0,05 foi utilizado para análise estatística de todos os resultados apresentados.
CONCLUSÕES:
Os resultado citados acima sugerem que a fração P1G10 apresenta promissora utilização como cicatrizante gástrico, provavelmente, através da atividade mitogênica, proteolítica e de proteção da mucosa gástrica devido à conservação/produção de muco.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Carica candamarcensis; Úlceras Gástricas; Citoproteção/Cicatrização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006