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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO À PRODUTOS ARTESANAIS: UMA ABORDAGEM NO MUNICÍPIO DE PALMAS - TO
Franciele Ramos 1
Fernanda Dias Bartolomeu Abadio 2
Adriano Firmino V. de Araújo 2
Adriano Nascimento da Paixão 2
(1. Aluna de Iniciação Científica da Universidade Federal do Tocantins; 2. Professor(a) da Universidade Federal do Tocantins)
INTRODUÇÃO:

O aumento da demanda por produtos saudáveis e nutritivos tem contribuído para a necessidade contínua de novos produtos, e uma oferta mais diversificada de alimentos. Muitos consumidores têm escolhido alimentos mais próximos daqueles “in natura ou produzidos por processos tradicionais ou artesanais. Assim, o processamento e a comercialização dos produtos artesanais vêm se constituindo numa das alternativas mais promissoras para a promoção do desenvolvimento de modo sustentável. Nesse contexto, o município de Palmas se caracteriza por diversas ações de estímulo à produções familiar e/ou artesanal de alimentos, incluindo programas e regulamentação por meio de legislação específica.  Uma particularidade é o estímulo ao consumo da produção local, onde se destacam as feiras livres.  Outra ação de valorização dos produtos locais inclui a identificação por meio de um “selo de origem”.  O presente estudo visa contribuir para o crescimento e desenvolvimento sustentável da produção artesanal no município de Palmas, por meio do levantamento de informação sobre a produção (diagnóstico local) e sobre o comportamento do consumidor em relação aos mesmos, fornecendo informações sobre o potencial mercadológico destes produtos e subsídios para possíveis estratégias de valorização a serem adotadas em relação à estes dentro do contexto de desenvolvimento local.

METODOLOGIA:

Fase I - Avaliação da Produção Local: Para realizar o levantamento sobre a produção de alimentos artesanais foi utilizado um questionário previamente testado com perguntas fechadas e abertas, com base na legislação e literatura, foram preenchidos 24 questionários. A coleta de dados ocorreu em julho e novembro de 2004 com produtores inseridos em cadastro de produção artesanal (8) fornecido pela Secretaria Municipal de Agricultura (SAGRI), e também com produtores não cadastrados (13), porém atuantes nas feiras livres e no município. Os resultados foram compilados e submetidos à estatística descritiva para posterior análise e discussão; Fase ll – Comportamento do Consumidor: As informações e dados utilizados foram coletados a partir da aplicação de 100 questionários (previamente testado).  A pesquisa parte do conceito de disposição máxima a pagar (DAP), estudo feito com o uso do Modelo de Probabilidade Linear. O método de estimação foi o de Mínimos Quadrados Ordinários. Foi estimada uma regressão que permite verificar os determinantes da disposição a pagar dos indivíduos em relação ao selo de origem de Palmas – TO. O intuito foi estimar a probabilidade de o indivíduo aceitar pagar a DAP.  Foram apresentados 5 valores não nulos, estipulados a partir do piloto, onde deveriam responder se aceitavam ou não pagar a mais para cada um dos valores por um produto com o selo de origem em relação ao mesmo produto sem o selo. Acessoriamente, foi adotado o método aberto de captação da DAP.

RESULTADOS:

Fase I - Avaliação da Produção Local: Os resultados indicaram que a maioria dos entrevistados não rotulam seus produtos (70,83%) e 50% dos produtores acreditam que o selo de origem é um item importante de rotulagem.  Entretanto, apenas 8,33% fazem uso do mesmo.  Acredita-se ainda que a falta de informação sobre o selo seja motivo para um percentual tão baixo. Um fato significante para este estudo, foi que apenas 33,33% declararam ter conhecimento da legislação municipal para produção artesanal de alimentos.  Isto realça a urgente necessidade de aperfeiçoar a divulgação da mesma. Fase ll – Comportamento do Consumidor: As estatísticas testes padrões demonstraram um bom ajuste do modelo. O logaritmo da renda familiar per capita e o valor apresentado ao entrevistado afetam negativamente a probabilidade de aceitação do pagamento adicional pelo produto com o selo de origem.  Este resultado é bastante interessante, pois indica que o selo de origem de Palmas pode ser tomado como um bem comum e inferior.  Assim, pode-se inferir que a demanda pelo produto que contenha o selo de origem de Palmas cai à medida que o seu preço aumente (indicando ser bem comum) e/ou que a renda aumente (indicando ser um bem inferior).  É possível que o próprio alimento artesanal (e não somente o selo de origem) também tenha tais características. Assim, os indivíduos tendem a substituir os alimentos artesanais, por produtos similares, à medida que se tornam mais ricos. 

CONCLUSÕES:

Diante dos resultados encontrados e, em virtude do selo de origem ser uma ação do governo municipal para incentivar o consumo de alimentos artesanais, torna-se necessário outras estratégias de valorização e agregação de valor a estes produtos. A partir dos resultados obtidos para a DAP, pode-se inferir que a demanda pelo selo de origem de Palmas (e, conseqüentemente, pelo produto que contem este selo) cai a medida que o seu preço aumenta (indicando ser bem comum) ou que a renda do indivíduo aumenta (indicando ser um bem inferior). Esta constatação econômica pode indicar que o próprio alimento artesanal (e não somente o selo de origem) possa ser um bem normal e inferior. Sendo assim, os indivíduos tendem a substituir os alimentos artesanais, por produtos similares, à medida que se tornam mais ricos.  Assim, diante dos resultados encontrados, e, em virtude do selo de origem ser uma ação do governo municipal para incentivar o consumo de alimentos artesanais, torna-se necessário outras estratégias de valorização e agregação de valor à estes produtos. Este projeto possui relevante papel social, visto que por meio do diagnóstico realizado será possível a elaboração de estratégias, preferencialmente intersetorial, para o crescimento e desenvolvimento do setor, permitindo geração emprego e renda, e ampliação da atividade com sustentabilidade.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: alimentos artesanais; selo de produção; disposição à pagar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006