IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DO CONTEXTO HISTÓRICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO BRAÇO ATRAVÉS DA PESQUISA QUALITATIVA – TÉCNICA DA HISTÓRIA DE VIDA
Ana Paula da Silva  1
Nelma Baldin  2
(1. Departamento de Direito / UNIVILLE; 2. Departamento de Direito / UNIVILLE - Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho de iniciação científica teve por escopo realizar o levantamento sócio-econômico-ambiental e cultural da Comunidade da Bacia Hidrográfica do Rio do Braço, em Joinville (SC), especificamente no Distrito de Pirabeiraba, através da aplicação de pesquisa quantitativa e qualitativa, para subsidiar a Gestão Ambiental Sustentável da região. Assim, para a coleta e análise desses dados, surgiu a necessidade de estudar a realidade histórica da comunidade à época em que esta deixou de ser agrícola para se tornar uma comunidade industrial. Para tanto, utilizou-se de pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas em campo, no intuito de (re)construir as histórias de vida dos moradores da comunidade, focando na questão ambiental e na interação dessas personagens com as mudanças do meio ambiente local.
METODOLOGIA:
Para a concretização desta etapa do trabalho, buscou-se dentre as técnicas de pesquisa qualitativa, o levantamento das histórias de vida dos moradores da Comunidade da Bacia Hidrográfica do Rio do Braço através da história oral. Através da pesquisa qualitativa é que se pôde analisar o objeto de estudo em seu contexto histórico, buscando-se pessoas que possuíssem um conhecimento abrangente sobre a história da região e que tivessem condições de, juntamente com o entrevistador, fornecer as informações procuradas. Dessa maneira, foi elaborado um roteiro de entrevista que, antes de ser aplicado, passou por diversas modificações, para não ser tão abrangente nem tão restritivo quanto aos dados que se objetivavam levantar. O público-alvo formou-se a partir do estabelecimento de um grupo de pessoas ligadas por traços comuns, tais como possuir idade superior a 60 (sessenta) anos e ter no mínimo 50 (cinqüenta) anos de residência na região. As entrevistas foram realizadas nas residências dos entrevistados entre o período de 7 e 11 de dezembro de 2004.
RESULTADOS:
Da análise dos dados coletados com as entrevistas, observou-se que todos os entrevistados tiveram contato de alguma forma, seja na infância, adolescência ou na fase adulta, com o Rio do Braço e demais rios da região. O Rio do Braço, segundo os entrevistados, possuía águas caudalosas e cristalinas, e era utilizado para pesca, agricultura, pecuária (onde o gado bebia água) e atividades domésticas. Devido às várias ações antrópicas, tais como desmatamento, poluição de origem orgânica e química, alteração de seu leito, com a divisão em dois canais – um original e outro destinado como vala condutora de esgoto – e mineração, o Rio do Braço, perene, transformou-se em intermitente, dependendo da água das chuvas para manifestar vida. Além disso, todos os entrevistados acompanharam a transformação da comunidade de agrícola para industrial, mesmo que as mudanças, à época dos fatos, passaram despercebidas por eles. Ao serem questionados quanto à culpabilidade pela degradação ambiental da região, os entrevistados afirmaram que tanto os moradores atuais quanto os moradores históricos têm parte na culpa, vez que os moradores antigos caçavam animais, desmatavam e poluíam os rios da região. Em relação ao aumento da população da comunidade, os entrevistados aceitaram a realidade como um fato natural do crescimento urbano, até porque, o aumento populacional tem seu motivo na industrialização de Pirabeiraba.
CONCLUSÕES:
A utilização da pesquisa qualitativa para análise do contexto histórico da Comunidade do Rio do Braço, buscou levantar dados da realidade da comunidade no começo do século passado, para se investigar as possíveis causas da degradação ambiental que assola a região da bacia hidrográfica. Pensando no passado a partir da situação presente, e analisando com mais clareza a problemática ambiental da comunidade objeto de estudo, este trabalho científico busca subsidiar a Gestão Ambiental Sustentável, através da Educação Ambiental, discutindo com a própria comunidade formas de melhorar a qualidade de vida dos moradores desta, com o desenvolvimento sustentável da região.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Histórias de vida; Bacia Hidrográfica do Rio do Braço.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006